CAPACITAÇÃO: Academia Alemã discute possibilidade de ações conjuntas com o Sescoop/PR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), José Roberto Ricken, esteve reunido, na manhã desta quarta-feira (31/08), em Curitiba, com o gerente de produto e coordenador educacional da Academia das Cooperativas Alemãs (ADG, sigla em alemão), Stefan Daferner. Eles discutiram a possibilidade das duas entidades desenvolverem ações em conjunto na área de capacitação.

 

ADG - A ADG é um instituto de formação que funciona no Castelo de Montabaur, cidade alemã localizada no distrito de Westerwaldkreis, estado da Renânia-Palatinado. A Academia já recebeu três turmas do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas, desenvolvido pelo Sescoop/PR em parceria com o Sebrae, e que conta ainda com apoio de parceiros estrangeiros, entre eles, a Confederação Alemã de Cooperativas. A quarta turma do Programa Internacional, que começou a ser capacitada nessa semana, no Hotel Alta Régia, em Curitiba, vai à ADG no ano que vem, quando o grupo irá conhecer o cooperativismo alemão. Nesta terça-feira (30/08), Dafener apresentou os dados sobre o sistema cooperativo da Alemanha aos participantes da capacitação. “Acredito que esse programa é muito interessante pois amplia a visão dos dirigentes sobre o cooperativismo, mostrando a estrutura e a gestão das cooperativas em outras partes do mundo”, ressaltou.

 

Dados - A ADG foi criada em 1970 e hoje é uma das mais importantes instituições especializadas em capacitação na Alemanha, com foco principalmente na formação de executivos e dirigentes das cooperativas de crédito. Ela possui 195 funcionários, dos quais cerca de 40 atuam na organização dos eventos. A Academia recorre a uma rede de 800 docentes de toda a Europa que ministram os conteúdos, sendo que em 2010, a ADG realizou 1.400 cursos e conferências com mais de 18.600 participantes. Em relação às áreas de atuação, o coordenador da Academia alemã disse que ela é voltada à formação de diretores executivos e de auditores e contabilistas; profissionalização de especialistas em finanças e ministra ainda cursos de bacharelado e mestrado para o setor financeiro, além de conferências sobre o mercado. O treinamento e a comprovação de capacitação são exigências nas cooperativas de crédito alemãs para que profissionais possam assumir cargos como diretores ou executivos. Após passar pela formação, eles ainda são submetidos a avaliações que vão habilitá-los ao exercício da função. 

{gallery}noticias/2011/Agosto/31/2011831151434/{/gallery}

Conteúdos Relacionados