Geadas ainda não preocupam

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A formação de geadas que aconteceram em diversos pontos do estado na madrugada de domingo para segunda-feira, não foram suficientes para preocupar o setor produtivo. Esta avaliação foi feita na tarde desta segunda-feira (26), por Vera Zardo, do Deral da Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná. Segundo ela, a região centro-sul do estado foi a mais atingida. “Nossa preocupação estava voltada mais para as regiões de Campo Mourão, Toledo, Cascavel onde não aconteceram incidências”. As culturas hortifrutigranjeiros, batata e feijão de inverno foram atingidas pelas geadas na região Centro-Sul, mas ainda não se tem avaliação dos danos causados.

Alerta de geadas – No Boletim meteorológico divulgado pelo Iapar e pelo Simepar, no início da tarde de hoje (26), as condições de resfriamento do ar persistirão nas próximas 48 horas, com risco de ocorrência de geadas de intensidade fraca a moderada para esta quarta-feira, exceto na região noroeste paranaense. Pede-se para que seja observada a página do Iapar no Alerta Geadas (www.iapar.br) e o serviço disque-geada (43) 3391-4500 nas próximas 24 horas, para confirmação.

Recomendações técnicas - Os cafeicultores com lavouras de 6 meses a 2 anos de campo, que ainda estão com os troncos desprotegidos, devem fazer o chegamento de terra imediatamente, até a altura do primeiro par de ramos. A terra pode permanecer junto aos troncos até o final de agosto sem prejuízos aos cafeeiros. Este procedimento evita a ocorrência de "geada de canela" e no caso de haver uma geada mais severa, a parte coberta brota normalmente, evitando prejuízos maiores com o replantio.

Quebra-ventos - Nas lavouras de café que não estão fechadas, recomenda-se manter o solo no limpo, para melhorar o armazenamento de calor durante o dia. As barreiras de vegetação compacta abaixo das lavouras devem ser eliminadas para facilitar o escoamento do ar frio para as baixadas. No caso de quebra-ventos densos no interior do cafezal, deve-se desbastar os ramos inferiores e abrir canais de escoamento do ar frio eliminando-se parte das plantas.

Conteúdos Relacionados