FRÍSIA: Cerca de 300 crianças realizam quase 20 horas de atividades e coroam o Encontro de Cooperativas Mirins e Escolares

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Para que cerca de 300 estudantes e 80 profissionais se reuniram por quase 20 horas entre os dias 4 e 5 de outubro? Preparação para o futuro! O Pavilhão de Exposições Frísia, em Carambeí (PR), abrigou uma série de atividades do Encontro de Cooperativas Mirins e Escolares, uma ação organizada pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O evento, que teve a Frísia como a cooperativa anfitriã, foi baseado em quatro pilares e preparou os estudantes para a aplicação dos preceitos do cooperativismo.

Pilares - Os pilares trabalhados envolvem educação financeira, empreendedorismo, educação ambiental e cooperativismo, que estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com uma aprendizagem baseada em projetos que propõem o protagonismo da comunidade escolar. O evento “Acampamento Cooperativo” reuniu estudantes apoiados pelas cooperativas agroindustriais Frísia, Castrolanda, Agrária; as cooperativas de crédito Sicoob e Sicredi; e a cooperativa de educação Coopermundi.

Estudantes - São estudantes, em sua grande maioria, do quinto ao nono ano de diversos municípios do Paraná que acamparam entre as 18h do dia 4 e as 13h do dia 5, realizando uma série de atividades com a condução do grupo artístico e teatral “Sou Arte”. Para a ação, foram alugados colchões e providenciada alimentação, produzida na completa estrutura do Pavilhão da Frísia, localizado anexo ao Parque Histórico de Carambeí.

Objeto de aprendizagem - “Cada cooperativa escolar que está presente tem um objeto de aprendizagem, que seria a produção de um produto, realizando todo o cálculo de custo, a margem, a rentabilidade e a pesquisa de mercado. As cooperativas têm presidentes e corpo diretivo para eles operarem”, explica Luciano Tonon, coordenador de Eventos e Cooperativismo da Frísia. “É um dos programas mais estratégicos que a Frísia tem atualmente com a comunidade”, reforça.

Princípios - Todos os preceitos cooperativistas, com destaque para o sétimo princípio - Interesse na Comunidade - são apresentados no projeto. Desde 2021, a Frísia apoia a Cooperativa Escolar da Escola Evangélica de Carambeí (EECOOPER), que integrou a ação no pavilhão com 40 estudantes. O Sescoop subsidia as cooperativas madrinhas com instrutores para capacitarem os estudantes a realizarem as atividades ao longo do ano no período do contraturno. “É um projeto superdemocrático, pois os alunos escolhem qual o objeto de aprendizagem, pelo sonho deles, pelo que eles acharem viável”, destaca Tonon.

Gratificante - “É muito gratificante ver esses jovens unidos dessa forma, com esse espírito cooperativista, com esse espírito empreendedor, com ânimo. Isso é muito bonito, não tem preço!”, conta Geraldo Slob, vice-presidente da Frísia.

Legado - Para o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, o Programa de Cooperativas Mirins e Escolares é um grande legado para a sociedade. “São os jovens que estão exercitando essa prática tão importante, para continuar o nosso cooperativismo. É a garantia que nós teremos lideranças em um futuro muito próximo e que poderão dar continuidade a esse legado maravilhoso que nossos pioneiros nos deixaram”, afirma.

Protagonismo - O programa coloca os estudantes como protagonistas, levando o cooperativismo para a sociedade, voltado para o futuro, quando se tornam cidadãos e profissionais preparados. (Assessoria de Imprensa Frísia)

FOTO: Cassiano Rosário

Conteúdos Relacionados