Fórum de Saúde Mental é realizado com 100 participantes de 45 cooperativas do PR
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3
Aproximadamente 100 profissionais de 45 cooperativas paranaenses de diferentes ramos prestigiaram o Fórum de Saúde Mental promovido sexta-feira (20/09) pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), em parceria com a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD/PR). As atividades ocorreram no Centro de Eventos Universe Life Square, com o tema "Mentes Saudáveis, Cooperativas Saudáveis".
“Nós ficamos muito felizes e honrados por esta oportunidade que o Sescoop/PR nos proporciona de realizarmos esses eventos em conjunto aqui em Curitiba. Procuramos trazer os melhores cases, com os melhores especialistas”, disse o presidente da ABTD/PR, Ademar Ramos, destacando a parceria entre as duas instituições, em entrevista ao jornalista Alexandre Salvador para a rádio PR Cooperativo. Ramos abriu a programação do evento juntamente com o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, que ressaltou a relevância dos assuntos tratados no Fórum.
O gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leandro Macioski, destacou a abordagem da Norma Regulamentadora 1 (NR-1), como um dos temas importantes apresentados no Fórum. “Nós tivemos uma iniciativa muito importante de trazer em primeira mão para nossas cooperativas a questão da Norma Regulamentadora 1 (NR1), que prevê a incorporação da saúde mental nas iniciativas de saúde e segurança e saúde do trabalho desenvolvidas nas empresas. Então, as cooperativas saem na frente, conhecendo este assunto, e podendo se planejar sobre como elas poderão implementar esse tema no seu dia a dia porque essa questão vai começar a ser aplicado em maio do ano que vem”, disse.
Palestras
A inclusão da saúde mental dos trabalhadores como critério de gerenciamento de riscos ocupacionais dentro da Norma Regulamentadora N 1 (NR-1) foi o tema da primeira palestra apresentada no Fórum pela coordenadora-geral de Fiscalização em Segurança e Saúde do Trabalho do Ministério do Trabalho, Viviane de Jesus Forte. A segunda palestra foi com a gerente de Saúde Ocupacional da Saúde e Segurança do Banco do Brasil, Juliana Campello, que tratou de programas estratégicos produzindo sustentabilidade para o negócio.
O gerente da Saúde e Bem-Estar da Rumo, Phelipe Felício, conduziu um painel que tratou dos resultados em Programa de Saúde Mental. Já o gerente do Centro de Excelência de SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente) na Raízen, Leonidas dos Santos, abordou a transformação digital que impulsiona a área.
O último painel do dia contou com a coordenadora Corporativa de Qualidade de Vida, Ergonomia e Saúde na Suzano, Denise Alegrette. Em discussão, os programas, tecnologias estratégicas e resultados da promoção da saúde focada em prevenção.
O head Plano de Saúde, Segurança do Trabalho, Ergonomia e Saúde Corporativa na Volkswagen do Brasil, Rodrigo Filus, abordou o mesmo assunto.