FORMAÇÃO: Primeiro mestrado profissional em Gestão de Cooperativas das Américas completa 10 anos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O mestrado profissional em Gestão de Cooperativas, iniciativa da PUCPR e do Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, está completando 10 anos. O curso integra o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas e é o único do gênero na América Latina. Uma solenidade para marcar a data foi realizada na última sexta-feira (21/07), na sede da universidade, em Curitiba.

Sonho - “Importante ressaltar a parceria da PUCPR, por meio da sua Escola de Negócios, que desde o início acreditou no sonho do Sistema Ocepar de avançarmos no nível de formação em cooperativismo, criando um Curso de Mestrado na modalidade profissional”, destacou o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche.

Demanda - O programa era uma demanda do cooperativismo paranaense que buscava estudos científicos para aprimorar a gestão das organizações. A ideia foi apresentada à PUCPR pelo Sescoop/PR, viabilizando a parceria. Ao longo destes anos, pesquisas voltadas à realidade das cooperativas foram desenvolvidas, com a formação de 102 alunos, hoje mestres em cooperativismo. Há no momento seis alunos aguardando a defesa de teses e 26 cursando o mestrado.

Seminários internacionais - Além disso, foram realizados seminários internacionais sobre cooperativismo, com participação de pesquisadores e profissionais de mercado, entre eles os Seminários Internacionais de Cooperativismo de Crédito. Por meio do programa, estudantes cursaram módulos na Espanha, Holanda e Alemanha, com aulas e visitas técnicas em cooperativas europeias.

O mestrado- O mestrado é uma pós-graduação na modalidade “stricto sensu” lançada em 2013. São ofertadas duas linhas de pesquisa: Cooperativismo e Sustentabilidade e Gestão Estratégica de Entidades Cooperativas. O programa contempla 24 créditos, com cinco disciplinas obrigatórias e três eletivas, mais uma dissertação. As aulas são quinzenais.

Conhecimento - A missão do curso é gerar conhecimento que possa contribuir com o desenvolvimento de profissionais de alto desempenho para o setor cooperativista, capazes de pesquisar, identificar e encontrar soluções para problemas complexos existentes nas cooperativas.

Toledo - No ano passado, o curso também passou a ser oferecido em Toledo, no oeste do Paraná. 

Conteúdos Relacionados