Especialista fala sobre foco a partir de mindfulness em evento realizado pelo Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sistema Ocepar, por meio da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), realizou nessa quinta-feira (25/09) uma palestra para cooperativas e colaboradores sobre mindfulness - prática de cultivar atenção plena no presente - no ambiente corporativo. Sob a condução da psicóloga Terezinha Toscani, a ação reforçou a importância de ações e condutas, no ambiente de trabalho, voltadas à saúde mental, que agora tem destaque ainda maior na reformulação da Norma Regulamentadora 01 (NR-01).

A nova redação da NR-01 exige que as empresas identifiquem e mitiguem riscos psicossociais, estimulando a criação e manutenção de uma cultura de bem-estar no contexto organizacional. A iniciativa também se conecta ao movimento do Setembro Amarelo, que chama atenção para a prevenção ao suicídio e para o cuidado integral com a saúde mental.

“Costumamos dizer que o tempo está passando rápido. Mas será que isso não reflete uma falta de presença no agora? Acredito que muitos de nós estão sempre olhando para o que está por vir, alimentando um ciclo de ansiedade e falta de presença. O mindfulness é o antídoto para esse modelo de vida”, alertou a palestrante.

Toscani sugeriu que cada um comece com o mindfulness praticando uma pequena ação, a cada dia, com constância, para conseguir criar o hábito da presença. Para apoiar o público, sugeriu algumas práticas, como fazer pausas conscientes no dia a dia, sobretudo quando perceber que chegou a um ponto de confusão e esquecimento; praticar escuta ativa nas reuniões, deixando de lado outras atribuições; focar em uma tarefa por vez, respeitando os limites da atenção; alimentar-se e até mesmo respirar, com foco e presença.

Segundo a especialista, a adoção do mindfulness se traduz rapidamente em ganhos de produtividade, com menos interrupções mentais, clareza nas prioridades, redução de erros, o que gera a prática de fazer melhor, não menos.

“Ao contrário da ansiedade, que está sempre nos colocando em estado de preocupação se daremos conta do que está por vir, o mindfulness nos apoia a investir no agora para transformar o futuro”, avaliou.

Para aqueles que querem se aprofundar no tema, ela também indicou algumas leituras: “Onde quer que você vá, é você que está”, de Klabat-Zinn; “Atenção plena”, de  Williams & Penma; “O Poder do agora”, de Eckhart Tolle, e “Foco”, de Daniel Goleman.

A palestra reuniu 132 participantes online de diferentes regiões do estado.

Palestra

No período da tarde, os colaboradores do Sistema Ocepar também foram convidados a mais uma palestra em referência ao Setembro Amarelo, com a psicóloga Marcela Delgado.

Na abertura do evento, o superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, destacou que o Sistema Ocepar tem um trabalho junto às cooperativas sobre a NR-01, que estabelece diretrizes gerais para segurança e saúde no trabalho, incluindo a saúde mental. "É importante não só ouvir a psicóloga aqui, mas, no dia a dia, se perceber algum colega com um movimento diferente, ter uma escuta ativa para que se possa buscar ajuda. E é preciso ajuda profissional".

A psicóloga Marcela Delgado abordou o tema "Quando acolhemos sentimentos, cultivamos esperança", falando sobre a importância de desmistificar a saúde mental e o suicídio. "O tabu é quando a gente silencia. Nós podemos ser agentes de prevenção", explicou.

Segundo ela, o suicídio é um problema de saúde pública com razões múltiplas, que envolve fatores psicológicos, biológicos, culturais e socioambientais. É possível prevenir com atenção aos sintomas; diagnóstico correto; intervenção terapêutica e tratamento da patologia de base.

{gallery}2025/noticias/09/26/setembro_amarelo{/gallery}

Conteúdos Relacionados