Governador do Paraná recebe Troféu Ocepar
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, foi homenageado nesta sexta-feira (28/11) pelas cooperativas do Paraná com o Troféu Ocepar. A homenagem foi durante o Encontro Estadual de Cooperativistas, realizado no Parque Histórico de Carambeí, na região dos Campos Gerais. A condecoração, instituída pela diretoria da Ocepar em 1977, é destinada às pessoas e entidades que se destacam, dentro e fora do cooperativismo, por suas contribuições ao desenvolvimento do setor. Durante o evento, também recebeu o troféu o presidente da Frísia, Geraldo Slob, pelo centenário da cooperativa. Com as homenagens desta sexta-feira, já são 53 personalidades reconhecidas com o Troféu Ocepar.
O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, anunciou que, neste ano, a diretoria da Ocepar propôs e os cooperativistas aprovaram, por unanimidade, o nome do governador Ratinho Junior, como Cooperativista de 2025. “Desejamos com essa homenagem reconhecer a sua liderança na luta diária em prol do cooperativismo, da agropecuária e de tantos outros assuntos que sustentam o desenvolvimento econômico e social do Paraná”, completou.
“Como homem público, hoje reconhecido por todas as cooperativas do estado fiquei muito feliz, especialmente por saber que foi por unanimidade”, disse Ratinho Junior. “Sabemos que essa votação é muito criteriosa e feita com muita seriedade, por isso me dá muito orgulho”, frisou. Segundo o governador, para estimular ainda mais o setor, o governo do Estado está incentivando o cooperativismo e o empreendedorismo nas escolas, com aulas de oratória, educação financeira familiar, entre outros temas relacionados.
Ratinho Junior informou que quando assumiu o governo, eram 23 colégios agrícolas no Paraná e hoje são 30 colégios. “Transformei esses colégios em cooperativas. Quero que os jovens que estudam nesses colégios já passem a aprender como é que funciona uma cooperativa, como se organiza uma cooperativa. Então, é uma estratégia que nós montamos pra fazer com que as futuras gerações possam fortalecer ainda mais a cooperativismo do Paraná.