ESG+COOP: Profissionais da Cocamar recebem certificados de participação
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 60 profissionais, representando diferentes áreas da Cocamar, receberam, nessa terça-feira (21/05), durante solenidade na sede da cooperativa, em Maringá, Noroeste do Paraná, os certificados de conclusão das aulas do Programa ESG+Coop, implementado pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), e que começou em abril.
Presenças - Participaram do evento, também, representando a cooperativa, a superintendente de Relação com o Cooperado, Leandro Cezar Teixeira, e, pelo Sescoop/PR, o gerente de Monitoramento e Consultoria, João Gogola Neto.
“Descomplicar” - De acordo com o conteúdo das aulas, o Sistema Ocepar estimula a sistematização e a organização das ações de ESG em todas as cooperativas paranaenses. A iniciativa visa monitorar, avaliar e certificar as cooperativas, com o foco no atendimento a requisitos ambientais, sociais e de governança no mercado. A entidade atua para “descomplicar o processo, organizando os indicadores do sistema, para que haja padrões comparativos, facilitando a emissão de certificação às cooperativas que estiverem atuando conforme os preceitos exigidos pelo mercado”
Fortalecer a imagem - Como resultados esperados do programa estão o fortalecimento da imagem das cooperativas, com a sistematização e divulgação do que o setor faz para a melhoria das questões ambientais e os impactos sociais positivos da cadeia produtiva do cooperativismo. A intenção da entidade, também, é ser facilitadora na conscientização das cooperativas “para que elas não percam a vanguarda das boas práticas e deixem de ser destaques em ESG por falta de informação organizada”.
Participantes - O curso na Cocamar começou com a aplicação de um questionário para servir de referência para a montagem da grade de aulas, apontando o que seria prioritário desenvolver em cada uma das trilhas ESG (Ambiental, Social e Governança, na tradução para o português). O nivelamento das informações na cooperativa teve, inicialmente, a participação da diretoria, superintendências, representantes do Conselho de Administração e executivos, além de profissionais de diversos setores.
Parte da vida das pessoas - Segundo dados do Sistema Ocepar, dos 399 municípios paranaenses, em 130 as cooperativas são as principais empresas, gerando empregos, renda e distribuindo riquezas. Em mais de 70 cidades, as cooperativas de crédito são a única instituição financeira. São indicadores que, de acordo com a entidade, demonstram o quanto o cooperativismo faz parte da vida das pessoas.
Continuidade - Por isso, a realização do programa visa dar continuidade ao trabalho de representação, defesa e fomento para que as cooperativas se mantenham em um ambiente favorável para que continuem crescendo e desenvolvendo as regiões em que atuam. (Assessoria de Imprensa Cocamar)