Encontro Estadual de Secretariado inicia com 55 participantes, em Caiobá

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3

Caiobá, no litoral paranaense, está sediando, nesta terça e quarta-feira (08 e 09/10), o Encontro Estadual de Secretariado Executivo, promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR). Cinquenta e cinco profissionais de 33 cooperativas de diversos ramos estão prestigiando o evento organizado especialmente para eles, no Sesc Caiobá.

Na abertura oficial, foram exibidas as mensagens de boas-vindas gravadas em vídeo pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e pelo superintendente o Sescoop/PR, Leonardo Boesche, que não puderam estar presentes devido aos Encontros de Núcleos Cooperativos 2024, que ocorrem ao longo desta semana, nos dias 7, 9, 10 e 11. “Gostaria muito de estar com vocês hoje, mas a realização das nossas reuniões de núcleos coincidiu com este evento, o que me impossibilitou de estar aí neste ambiente tão especial. No entanto, a equipe do Sistema Ocepar, composta pela Ocepar, Fecoopar e Sescoop/PR, está presente com vocês”, afirmou Ricken. “Desejo que tenham um excelente evento. Vocês vão abordar temas importantes, que proporcionarão um conhecimento mais profundo sobre o que representa o cooperativismo no Paraná, bem como sobre o papel da Ocepar na articulação política, no apoio técnico, na formação e na defesa do nosso movimento – que é o nosso objetivo principal”, acrescentou.

Ricken também destacou a oportunidade de outros aprendizados proporcionada pelo Encontro. “Desejo que vocês aproveitem ao máximo para se aperfeiçoarem no trabalho que já vêm realizando. Além das técnicas que serão apresentadas, tenho certeza de que o evento trará também muita motivação. O ambiente está ótimo e a programação, excelente. Que esse encontro seja inesquecível para todos”, finalizou.

Boesche evidenciou a importância do trabalho realizado pelos profissionais da área de secretariado. “O Sescoop/PR tem se destacado no cooperativismo por atender os diversos públicos que fazem parte das nossas cooperativas, e o nosso grande objetivo é sempre criar oportunidades para que todos possam se aperfeiçoar naquilo que fazem. O trabalho com as secretárias, em especial, é algo extremamente importante para nós. A secretária é um canal de comunicação fundamental, sendo muitas vezes a porta de entrada da cooperativa. Os principais assuntos, especialmente os estratégicos, frequentemente passam pelas secretárias”, afirmou.

“Por isso, é essencial que vocês estejam bem-informadas, com novas técnicas e formas de atuação, para o seu desenvolvimento profissional e também para a realização pessoal, desempenhando cada vez melhor suas funções e cumprindo com excelência o seu papel dentro da cooperativa”, ressaltou.

O superintendente do Sescoop/PR lembrou ainda que será um momento de interação e troca de experiências. “Outra oportunidade valiosa deste evento é o fato de vocês estarem juntas. Sabemos que, no dia a dia, vocês se comunicam bastante, mas muitas vezes à distância, sem sequer se conhecerem pessoalmente. Aqui, vocês terão a chance de fortalecer esse relacionamento e, o mais importante, trocar experiências, algo que consideramos de extrema relevância”, complementou.

Programação

A programação desta terça-feira (08/10) teve início às 8h30 e contemplou ainda a apresentação do Coral Vozes do Sistema Ocepar, que interpretou clássicos da música brasileira, como “Tente outra vez”, de Raul Seixas, e internacional, como Suspicious Minds, de Elvis Presley, sob a condução do maestro João Pedro Schimidt.

Depois, o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leandro Macioski, ministrou palestra com o tema “A grandiosidade do cooperativismo paranaense”. “O Encontro de Secretariado é essencial para promover integração, troca de experiências e alinhamento sobre temas estratégicos. O profissional dessa área é fundamental para as nossas cooperativas, pois atuam como um elo na gestão de informações, na facilitação da comunicação entre diferentes áreas, além de contribuir para a otimização de processos administrativos e a tomada de decisões”, frisou Macioski.

“Este evento foi desenhado para atender as demandas atuais dos profissionais de secretariado, cujo perfil no futuro será cada vez mais voltado à gestão estratégica e ao uso de tecnologias avançadas. Eles precisarão ser multifuncionais, com habilidades em gestão de projetos, análise de dados e automação de processos, além de ter um papel fundamental na tomada de decisões e no apoio a lideranças”, disse.

Após a apresentação de Macioski, começou a ser realizado o workshop “Chat GPT e sua aplicação no secretariado”, com o doutor em administração, análise e tecnologia da informação e professor Yuri Lázaro, da Integração Escola de Negócios.

No período da tarde, às 13h30, haverá palestra sobre “Inteligência Artificial a favor do Secretariado”, com a mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, formada em Secretariado Executivo, Magali Amorim, também da Integração Escola de Negócios. Às 15h, haverá palestra com o tema “Gerenciando o stress com inteligência emocional”, com a palestrante, consultora, mestre em engenharia de produção e qualidade, Patrícia Nascimento dos Santos, da Conexão Consultoria. Após a palestra, haverá café de encerramento e, à noite, jantar com atividade cultural.

O evento prossegue nesta quarta-feira (09/10). Às 8h30, a palestra é sobre “Governança e compliance no cooperativismo”, com o gerente de Integridade do Sescoop/PR, José Ronkoski, juntamente com analista técnico Tiago Fernandes Gomes. O dia termina com palestra sobre “A Comunicação para o Secretariado”, com o doutorando em educação, mestre em gestão, palestrante e professor, Guilherme Miziara. Após os treinamentos, o almoço será às 12h30, com retorno posterior a Curitiba.

Conteúdos Relacionados