ENCONTRO DE AGENTES I: Evento promove compartilhamento de boas histórias de forma descontraída entre os participantes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
As boas histórias ligadas aos agentes, profissionais das cooperativas paranaenses que fazem a interlocução com o Sistema Ocepar nas áreas de formação profissional, promoção social e monitoramento, permearam o encontro promovido pelo Sistema Ocepar, na tarde desta segunda-feira (29/11), com aproximadamente 200 participantes. As atividades foram conduzidas com muita descontração e interatividade por Richard Rebelo e Jean Sigel, da Escola de Criatividade de Curitiba. O evento, realizado pela plataforma Zoom, foi dividido em três blocos, os dois primeiros dedicados às histórias do passado e do presente, encerrando com às que estão se projetando para o futuro, com reflexões sobre como se preparar para as mudanças de cenários.
Origem - A parte inicial do Encontro teve a participação do superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche. “O Sescoop/PR não existiria se não fossem os agentes. E o cooperativismo do Paraná não seria o que é hoje se não fosse o trabalho que eles realizam, juntamente com o Sescoop/PR. Isso fez com que pudéssemos chegar ao nível de profissionalização em que o setor se encontra hoje, que é uma referência para todo o país”, afirmou Boesche. Além de destacar os fatos que originaram a criação do Sescoop, há mais de 20 anos, ele relembrou dos vários Encontros de Agentes e outros eventos promovidos até a atualidade, destacando fatos marcantes de todo esse período. Ressaltou ainda que a ideia de criação da função de agente surgiu da necessidade de fazer bom uso dos recursos do Sescoop/PR, já que esse profissional tem a atribuição de levantar as demandas das cooperativas e repassá-las à entidade, para que a verba das contribuições seja destinada de acordo com as necessidades do setor.
Homenagem - Durante o evento, o assessor de cooperativismo da Cooperativa Integrada, sediada em Londrina, Norte do Paraná, Ademar Ajimura, foi homenageado, representando todos os agentes. “O Ajimura já era agente antes mesmo de nós criarmos essa função. Eu o conheci em 1990. Ele foi o organizador do 1º Ejap, Encontro de Jovens Agricultores do Paraná, juntamente com a Emater e o Senar. Naquela época eu estava na Cooperativa Coagro, de Capanema, e o Ajimura já estava na ativa, ajudando a organizar nossos eventos”, contou Boesche. “Quando criamos a função do agente, ele sempre esteve presente em todas as ações, contribuindo com muita disposição e trazendo ideias. E eu diria que ele é um samurai de fato, porque lutou contra a doença e está firme e forte conosco. Se tem uma pessoa que nós temos que reconhecer durante toda essa jornada, é o Ajimura”, acrescentou o superintendente do Sescoop/PR.
Agradecimento - “Você representa toda essa força que a gente tem. Nós conseguimos fazer uma grande transformação no cooperativismo. Muito obrigado, Ajimura, e a todos os agentes que estão conosco desde o começo e àqueles que estão há menos tempo, mas que também estão engajados nesse processo, construindo essa grande história que temos hoje”, finalizou. A gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Maria Emília Pereira, disse que Ajimura é um exemplo a ser seguido pelos agentes. “Espero que todos sejam ‘Ajimura’ e possam ser protagonistas e deixar o seu legado nessa história que vocês estão nos ajudando a construir”. Ajimura agradeceu o reconhecimento. “Agradeço muito essa homenagem. Ainda estou afastado devido à minha doença. Mas estou lutando para sair dessa e, graças a Deus, estou conseguindo. Realmente foi uma grande luta no começo. Hoje estou em home office, mas diversos outros profissionais na Integrada estão dando continuidade a esse trabalho”, afirmou.
Programação - Concluído o primeiro bloco, o Encontro de Agentes prosseguiu com enfoque em fatos atuais, por meio da apresentação de experiências bem-sucedidas implementadas em cooperativas dos ramos crédito, saúde e agropecuário. Estiveram em pauta os cases do Sicoob Central Unicoob, o Programa de Multiplicadores; da Unimed Londrina, o Programa de Saúde Mental; e da Cocamar, com a Reestruturação dos Programas de Relacionamento e as novas formas de gestão do quadro social. Foi utilizado o formato 15x15, em que cada cooperativa teve 15 minutos para fazer a explanação. O evento encerrou com a palestra ministrada por Alexandre Pellaes, com o tema “O futuro do trabalho em um cenário de incertezas”.
Áudio - Ouça aqui o áudio sobre o Encontro de Agentes produzido pelo jornalista Alexandre Salvador para a rádio Paraná Cooperativo.
Leia mais sobre o evento:
Em tempos de pandemia, Unimed Londrina reforça atenção à saúde dos colaboradores
Alexandre Pellaes fala sobre o futuro em um cenário de incertezas