EDUCAÇÃO CORPORATIVA: Fórum com agentes de cooperativas inicia com homenagem à Tadeu Duda

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Nesta sexta-feira (24/05), cerca de 85 agentes de Desenvolvimento Humano de 30 cooperativas paranaenses dos ramos agro, crédito, saúde e trabalho, produção de bens e serviços, estão reunidos no Centro de Eventos Universe Life Square, em Curitiba, no Fórum de Educação Corporativa, promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR).

Homenagem - Na abertura, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, pediu a todos um minuto de silêncio em memória ao funcionário Tadeu Duda, que faleceu na madrugada desta sexta-feira, em Curitiba. Boesche frisou que, durante esses 52 anos que Tadeu trabalhou no sistema, “deixou uma história de realizações, tanto nas áreas administrativa, financeira e de auditoria. Uma pessoa muito correta e de bom senso em todos os apontamentos feitos, quando necessário. O Sistema Ocepar perde um grande profissional que deixou a sua marca e agora entra definitivamente para a história”, destacou.

Outra perda - Boesche também lembrou que, nesta semana também faleceu um outro grande amigo do cooperativismo. “Além do Tadeu hoje, nesta semana, no dia 20, perdemos o professor Lourival Scheidweiller, educador da PUCPR que muito contribuiu no início do Sescoop/PR, com a organização de eventos como este aqui. Nossa homenagem à memória desses dois seres humanos exemplares.”

Importância - Na sequência, Boesche destacou a importância da realização do Fórum. Ele fez uma retrospectiva sobre o cooperativismo, seus sucessivos planejamentos e a criação do Sescoop. O superintendente ressaltou a responsabilidade de cada um presente no evento, em ajudar a gerenciar nas cooperativas os recursos do Sescoop/PR. “Mais de oitenta por cento dos nossos recursos são aplicados em treinamentos, cursos, educação corporativa, para preparar nossas lideranças e profissionais para os desafios cada vez maiores do setor. Esses recursos têm como origem a folha de pagamento das cooperativas e vêm do trabalho dos cooperados. Sabemos o quanto milhares de cooperados trabalham nas suas atividades para produzir e oferecer serviços à sociedade, que contribuem para o crescimento do cooperativismo. Além de todas as regras oficiais para prestação de contas do uso dos recursos, temos que usá-los da melhor forma em respeito aos cooperados”, frisou Boesche. E concluiu: ”Todos vocês também são responsáveis pelo crescimento do setor, no trabalho do seu dia a dia. A profissionalização das nossas cooperativas passa por nossas mãos. Uma imensa responsabilidade.”

Programação - Nesta edição, o Fórum está debatendo as tendências da educação corporativa. Na parte da manhã, a programação contemplou a realização de painel que discutiu dois temas: “ROI na Educação Corporativa: Mito ou receita de bolo?”, com a participação de Caroliny Viel, gerente de Pessoas e Performance na Meta; e “JBS: a eficiência da personalização no aprendizado corporativo”, com Fernando Meller, diretor-executivo de Gente e Gestão na JBS. Houve ainda a apresentação das palestras “Como identificar e lidar com as necessidades de aprendizado?”, ministrada por Sandra Leite, gerente executiva do grupo Scania; “Tendências da Educação Corporativa 2024”, com Carolina Schmitt Nunes, especialista em EdTech no DOT Digital Group;

Tarde - A partir das 13h, serão ministradas mais duas palestras “Aprendizagem e tecnologia: aliadas no processo de desenvolvimento humano”, com Cinthia Souza, gerente da L&CO Corporate University, e “Educação ao longo da vida: O papel da aprendizagem contínua no avanço da Carreira”, com Eli Melo, gerente de Gente da Moura Dubeux. 

 

Conteúdos Relacionados