DESENVOLVIMENTO HUMANO: Presidente do Biopark ministra palestra para agentes de cooperativas do Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 100 profissionais de cooperativas paranaenses que atuam nas áreas de desenvolvimento e recursos humanos acompanharam, na manhã desta sexta-feira (18/03), a palestra do presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi. O evento virtual faz parte da programação de Lives do Sistema Ocepar, e tem como foco a atualização, o estudo de casos e o repasse de informações aos colaboradores do cooperativismo, em seus diversos segmentos de trabalho. Donaduzzi ministrou a palestra “Os desafios da gestão de pessoas na atualidade”. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, fez a abertura do evento, que foi acompanhado pelos superintendentes do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e da Ocepar, Robson Mafioletti.

Gestão de pessoas - Donaduzzi, que também é fundador da Prati-Donaduzzi, indústria do setor farmacêutico, discorreu sobre os problemas e custos de gestão de pessoas e as formas de reduzi-los. “Existem os custos com a dispensa de um colaborador e a contratação e treinamento de um novo profissional. Mas há uma despesa muitas vezes intangível, que é decorrência da perda de produtividade. O novo contratado, precisa de tempo para alcançar o mesmo nível de produção do profissional experiente”, explicou. “Para reduzir estes custos, é fundamental diminuir o turnover (rotatividade de funcionários). E isso se faz mapeando o clima organizacional e oferecendo oportunidades, com a formação e o desenvolvimento dos profissionais”, afirmou.

Inovação - Luiz Donaduzzi é graduado em Farmácia e Bioquímica pela UEM, realizou Mestrado e Doutorado em Biotecnologia pelo INPL em Nancy, França. Atualmente ocupa o cargo de presidente do Conselho Administrativo da Prati-Donaduzzi e de presidente do Biopark. Em 2016, lançou o Biopark, com foco em contribuir com a Região Oeste do Paraná por meio da atração de novos negócios, inovação, educação de alto nível e geração de empregos. O Biopark se desenvolve como uma cidade tecnológica, em um ambiente para viver, crescer e inovar. “O desenvolvimento de pessoas é o coração de um empreendimento, e tanto pode ser um problema como uma solução. A maioria das pessoas quer trabalhar e se desenvolver e, como gestores, precisamos ajudá-las no aprimoramento e crescimento profissional”, concluiu.

 

Conteúdos Relacionados