Curso prepara técnicos para desenvolvimento dos cooperados

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Termina nesta sexta-feira (13/08), na Coodetec, em Cascavel, o curso para Assistência Técnica em Sociedades Cooperativas, promovido pela Ocepar e Sescoop Paraná. O curso, realizado em Mandaguari na semana passada e em São João e Cascavel nesta semana, tem por objetivo preparar os profissionais da assistência técnica das cooperativas para um relacionamento com os associados dentro de uma visão cooperativista. “A assistência técnica em cooperativas é diferenciada. Se o técnico tiver apenas uma visão comercial ele não terá sucesso no desenvolvimento do cooperado”, afirma o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop Paraná, Leonardo Boesche, que também foi instrutor das três turmas, totalizando cerca de 70 profissionais. O analista técnico e econômico da Ocepar, Robson Mafioletti, acompanhou o curso em São João e Cascavel.

Desenvolvimento humano e social – O programa do curso é desenvolvido em carga horária de 24 horas. A primeira parte é voltada para ampliar o conhecimento dos técnicos sobre cooperativismo, envolvendo princípios, filosofia, vocação da cooperativa e inserção do técnico nesse contexto. “Os profissionais não podem ser meros repassadores de tecnologias, mas educadores”, afirma Boesche. Por isso, a segunda parte do curso ficou sob a responsabilidade da consultora Nair Onofre, que desenvolve aspectos de comunicação e comportamentais dos técnicos. O relacionamento humano, a forma de aprendizado dos adultos e metodologia de ensino são tratados no contexto da assistência técnica.

Aceitação – A avaliação desse curso junto aos técnicos das cooperativas está sendo muito positiva, afirma Leonardo Boesche, a ponto de ter despertado algumas cooperativas para a vontade de realizarem cursos fechados direcionados aos seus profissionais de assistência técnica. O Sescoop Paraná vai atender às novas demandas, desde que haja recursos suficientes e tempo disponível.

Conteúdos Relacionados