CRÉDITO: Sicoob Ouro Verde participa da constituição da 1ª cooperativa indígena do Amapá

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

sicoob ouro verde 11 07 2023Na Semana do Cooperativismo, as agências do Sicoob Ouro Verde no Amapá receberam um convite especial: participar do evento que marcou a constituição da primeira cooperativa indígena do estado.

Apoio - Procurado pelo representante do Conselho de Caciques do Uaçá, Gilberto Iaparrá, o Sistema OCB Amapá abraçou a ideia e ajudou a criar a primeira cooperativa formada por etnias que vivem na região Norte, no município de Oiapoque. Para isso, contou com o apoio de parceiros, como o Sicoob, para auxiliar em todas as etapas do processo de criação da cooperativa indígena.

Encontro - No dia 25 de junho, a convite da presidente da OCB-AP, Maria Nascimento, o gerente regional Fritz Gonçalves esteve na Aldeia Kuahi, que tem Gilberto como cacique. O encontro, que contou com a participação de outros quatro caciques representando seu povo, marcou a constituição Cooperativa Indígena, Agropecuária Familiar e de Produtos Artesanais do Município de Oiapoque – Gikamukawnikis Pareykene Arukwayen.

Proposta - Para representar a cooperativa, os integrantes definiram a palavra aukuanê, que significa “grupo coletivo”. A proposta é que ela seja uma entidade do ramo agro, especializada em agricultura familiar e tenha como carro-chefe o manejo de açaí, que tem grande potencial na região. Além dessas, ainda estão em estudo outras atividades que as riquezas do território indígena do norte do Amapá, que abrange cerca de 60 aldeias, podem proporcionar de forma sustentável.

Novas ideias - “É muito importante novas ideias e novos conhecimentos que vêm abrir a nossa mente. Daqui para frente, quando começarem entender sobre a nossa cooperativa, vão começar a entrar na nossa cooperativa. Esse é só o começo. Meu sonho é ver as comunidades se desenvolverem. Todo mundo vai enxergar que essa cooperativa deu muito certo” comemora o cacique.

Liberdade financeira e qualidade de vida - Para Fritz, que representa o Sicoob Ouro Verde nas cidades de Macapá e Santana, a formação da cooperativa vai proporcionar liberdade financeira e qualidade de vida para as aldeias, além de permitir levar educação financeira e os princípios do cooperativismo a todos. “Foi muito emocionante ver a realização do sonho de poderem gerir seus próprios recursos com liberdade para investir onde mais possuem necessidades. Foi realmente um momento ímpar e com certeza um dos mais marcantes da minha vida”, conta. (Assessoria de Imprensa Sicoob Unicoob)

 

Conteúdos Relacionados