Coprossel investe na capacitação de lideranças com Programa de Desenvolvimento de Gestores
A Cooperativa Coprossel, com sede em Laranjeiras do Sul (PR), segue investindo na qualificação de seus cooperados e colaboradores. A cooperativa concluiu, na terça-feira (01/09), mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Gestores, iniciativa voltada ao aperfeiçoamento dos responsáveis pela gestão da sede, unidades, indústrias e estruturas de recebimento de grãos.
O curso contou com a parceria do Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, e foi desenvolvido de forma específica e personalizada para atender às necessidades da Coprossel.
A capacitação foi realizada em cinco módulos, distribuídos ao longo de cinco semanas, proporcionando momentos de aprendizado, troca de experiências e aprimoramento de práticas relacionadas à liderança e à gestão das diferentes áreas da cooperativa.
Para o gerente geral da Coprossel, Eder Pozzer, a formação dos colaboradores está diretamente ligada à missão da cooperativa e ao compromisso de oferecer um atendimento cada vez melhor aos cooperados.
“Faz parte da missão da cooperativa o desenvolvimento do nosso cooperado, que é o cerne, o foco de todo o trabalho realizado na Coprossel. Porém, também faz parte dessa mesma missão o desenvolvimento da comunidade e dos colaboradores, trabalho que a Coprossel também realiza com excelência.”
Segundo Eder, o programa reuniu todo o corpo gerencial da cooperativa. “Fizemos um treinamento específico, personalizado para a Coprossel, tanto para gerentes dos departamentos da sede como para aqueles das indústrias e das unidades de grãos/insumos. Foi um período de aprendizado e de troca de conhecimentos, ‘afiando o machado’, para atender cada vez melhor o produtor ou consumidor, melhorar a gestão de cada unidade e, assim, contribuir para o desenvolvimento do cooperado e da comunidade”.
O gerente geral também destacou o trabalho realizado pelo professor Leandro, responsável pela condução da formação. “Finalizamos essa etapa de formação do nosso corpo gerencial, conduzida pelo professor Leandro Zanqueti, que deu todo o suporte e desenvolveu esses cinco módulos com maestria, trazendo uma renovação do que já sabemos e novidades importantes para um novo impulso de qualidade no gerenciamento diário nas unidades.”
A realização do Programa de Desenvolvimento de Gestores reforça a política da Coprossel de investir continuamente nas pessoas, preparando suas lideranças para os desafios da gestão, fortalecendo as equipes e aprimorando o relacionamento e o atendimento aos cooperados.
Programa de Desenvolvimento de Gestores
O Programa de Desenvolvimento de Gestores foi estruturado em cinco módulos, abordando diferentes aspectos da rotina e da atuação das lideranças. O primeiro módulo foi dedicado ao diagnóstico da realidade gerencial, permitindo identificar desafios e oportunidades de melhoria nas unidades. Na sequência, o segundo módulo trabalhou o papel do gestor e a gestão de equipes, com foco em liderança, responsabilidades, delegação e desenvolvimento dos colaboradores.
O terceiro módulo abordou a comunicação e o relacionamento com os colaboradores, incluindo comunicação assertiva, alinhamento de expectativas e técnicas de feedback. Já o quarto módulo foi direcionado à gestão de conflitos e situações difíceis, tratando de mediação, conversas desafiadoras, postura ética e construção de um ambiente de trabalho equilibrado.
Encerrando o programa, o quinto módulo teve como foco a gestão do tempo, produtividade e Inteligência Artificial, apresentando ferramentas para organização das atividades, definição de prioridades e melhoria das rotinas gerenciais, além da utilização de IA como ferramenta de apoio à gestão, especialmente na elaboração de comunicados, organização de reuniões, planejamento de atividades e estruturação de feedbacks. (Assessoria de Imprensa Coprossel)