COPACOL: Pensando na inclusão, pessoas com deficiência são capacitadas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Capacitar pessoas com algum tipo de deficiência, uma oportunidade de aprendizagem para que assim que surgir uma vaga essas pessoas estejam prontas para entrar no mercado de trabalho. Com este foco, a Copacol iniciou o programa de treinamento destinado a alunos de Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e de outras entidades que atendam pessoas com deficiência.

Oportunidade - Marcelo Henrique Aranha ,18 anos, morador de Nova Aurora está aproveitando as orientações do treinamento. “É muito bom, uma oportunidade boa, porque se eu entrar na Copacol vejo que meu futuro será melhor”, conta.

Respeito - Quem também marca presença nas aulas é Mateus de Lima que trabalha como empacotador no supermercado em Cafelândia, primeiro emprego dele. A deficiência não o impede de desenvolver um bom serviço. “Gosto muito do meu trabalho, meus colegas me respeitam e eu também respeito eles”, afirma.

Módulos - O treinamento de formação básica e específica no varejo é direcionado para a área de supermercado, com ações divididas em quatro módulos: Manipulação de Alimentos, Atendimento ao Cliente, Exposição e Reposição de Mercadorias e Empacotador.

Cronograma - Todo o cronograma de atividades é montado pela Academia Empresarial da Apras (Associação Paranaense de Supermercados). A responsável por esse trabalho Andrea Luy se mostrou impressionada com a atuação da Copacol, esse é a primeiro treinamento voltado a pessoa com deficiência que a Apras realiza a pedido de associados, para ela este é um exemplo a ser seguido no Paraná. “Se toda a empresa tivesse essa atuação que a Copacol tem seria muito importante. É uma grande inciativa, proporciona essa inclusão no mercado, em um momento em que há falta de profissionais qualificados” comenta Andrea.

Higiene e cuidados com alimentos - No primeiro módulo os trabalhos foram conduzidos pela nutricionista Raquel Maccarini Zaepellon, que falou sobre higiene e o cuidado com os alimentos. “A deficiência não os impede de nada, são pessoas com dificuldade em algumas coisas, mas facilidade em outras, são pessoas como todos nós” afirma a nutricionista.

Técnicas - No segundo módulo com atividades dentro do supermercado, a instrutora Rosângela Dias falou sobre técnicas, giro de produtos, organização, entre outros direcionamentos sobre o trabalho. A capacitação continua nas próximas semanas.

Integração- Nas unidades da Copacol onde há supermercado várias pessoas com deficiência já foram integradas ao trabalho. Como é o caso da Apae de Goioerê, recentemente dois alunos tiveram essa oportunidade. “Mesmo depois deles estarem empregados nós fazemos o acompanhamento desses alunos e o que vemos são bons resultados. É uma grande oportunidade e o segredo é esse bom relacionamento entre empresa, escola e aluno” destaca a diretora da Apae de Goioerê Graziella Pareja Evangelista. (Imprensa Copacol)

{gallery}noticias/2012/setembro/21/copacol/{/gallery}

Conteúdos Relacionados