Copacol: \"Integrando Valor à Vida\"

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o objetivo de fortalecer a integração entre cooperativa e cooperado, a Copacol vem desenvolvendo com sucesso o projeto “Integrando Valor à Vida”. A iniciativa tem como objetivo fazer com que a família do associado – esposa e filhos – participe mais ativamente das atividades da cooperativa. A idéia é somar não somente o objetivo econômico, mas também integrar a família e a empresa. Isso é necessário, explica Valter Pitol, presidente da Copacol, “para que todos possam conhecer e contribuir para o crescimento do cooperativismo”. O trabalho consiste na proposta de ampliar os horizontes de conhecimento, seja através de cursos, palestras, viagens ou atividades de formação e confraternização.

Objetivo – Entre os objetivos da Copacol, está o de estimular a participação de toda a família no desenvolvimento da cooperativa. Na avaliação de Valter Pitol, esse conhecimento que está sendo repassado também se traduz em qualidade de vida. A informação representa melhores condições de relacionamento do produtor em todos os sentidos, seja dentro de sua propriedade, na comunidade onde ele vive ou então na própria cooperativa. Segundo Pitol, a Copacol sempre trabalhou essa questão, mas de forma muito pontual. Agora, o que está se fazendo é atuar de maneira mais profunda, resgatando a verdadeira função social que caracteriza o sistema cooperativista.

Resultados – Depois de um ano de implantação desse projeto, a avaliação é extremante positiva, podendo ser medida principalmente na relação entre o cooperado, sua família e a cooperativa. De acordo com Pitol, a partir do momento que a família conhece, se informa e se integra às ações desenvolvidas em todas as unidades, a cooperativa se torna mais sólida. Por outro lado, isso dá mais tranqüilidade para se administrar, já que o cooperado passa a acompanhar mais de perto a vida da cooperativa, conclui Valter Pitol.

Conteúdos Relacionados