COOPTUR: Três anos promovendo nossas riquezas culturais e turísticas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Hoje é um dia especial para os integrantes da Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur). Criada com o objetivo de desenvolver o turismo no Estado de forma organizada e sustentável, preservando e valorizando o patrimônio cultural, natural e produtivo de cada localidade, a Cooptur completa nesta segunda-feira três anos de fundação. A boa notícia é que, além do aniversário, a cooperativa comemora também os bons resultados obtidos em 2007. "Depois de dois anos difíceis, em que operamos apenas duas rotas, agora felizmente tudo vai muito bem", resume o presidente da Cooptur, Dick Carlos de Geus.
Crescimento - O balanço que será apresentado aos cooperados nesta segunda-feira (17/12), durante uma confraternização, retrata bem o bom momento vivido pela cooperativa. O Sistema Ocepar será representado nesta assembléia pelo seu superintendente, José Roberto Ricken. Este ano, 1.176 turistas diretos visitaram os produtos da Cooptur, número bastante superior ao registrado em 2006, que totalizou apenas 332 turistas. "O encontro de hoje também é uma oportunidade para os cooperados se integrarem e trocarem idéias para continuarem a investir na qualidade dos serviços dos seus produtos turísticos em 2008", afirma Geus. A confraternização será às 17 horas, no Restaurante e Pousada Krakatoa, em Carambeí.
Um pouco de História - A Cooptur foi fundada com 20 sócios. Atualmente, são 66 cooperados de várias regiões, entre as quais, Colônia Witmarsum (Palmeira), Ponta Grossa, Carambeí, Colônia Castrolanda (Castro), Tibagi, Arapoti, Sengés, Prudentópolis e Entre Rios (Guarapuava). O presidente Dick Carlos de Geus lembra que a cooperativa inovou ao reunir colaboradores de diversos segmentos, como alimentação, transporte, hospedagem e atrativos turísticos. "Existem poucas cooperativas no Brasil com esta proposta", afirma.
Produtos com a cara do cooperativismo - Para conquistar seu espaço no mercado, a cooperativa buscou ajuda no próprio segmento. "O apoio da Ocepar foi decisivo", enfatiza. Um dos produtos que é resultado da parceria com a Ocepar, e que se tornou um dos carros chefes da Cooptur, é o imersão em cooperativismo. O roteiro envolve as cooperativas Castrolanda (Castro), Batavo (Carambeí), Capal (Arapoti), Witmarsum (Palmeira), Camp (Prudentópolis) e Agrária (Guarapuava), e tem por objetivo apresentar as cooperativas e as comunidades ou atrações turísticas dos municípios em que estão inseridas.
Treinamento vivencial - O produto mais recente da Cooptur também encontrou inspiração no sistema cooperativista. O roteiro, realizado no Ninho do Corvo, localizado junto ao rio Barra Bonita, a 25 km da sede do município, alia turismo e treinamento vivencial. "Tudo é baseado nos princípios cooperativistas. O objetivo é fazer com que os participantes conheçam e também vivenciem na prática os fundamentos do sistema", explica Geus. Para que isto aconteça, os turistas são desafiados a realizar várias atividades como andar de olhos vendados por trilhas no meio da mata, descer pela tirolesa, atravessar o "campo minado" e praticar o arvorismo. A finalidade é praticar a cooperação e buscar a superação. "Estamos muito otimistas em relação a este produto. Outra aposta para 2008 é um programa de imersão em cooperativismo para turistas estrangeiros, em que a proposta é realizar um trabalho integrado com as cooperativas, principalmente do segmento agropecuário. A intenção é oferecer, além dos roteiros, também a organização das viagens", diz.
Um sonho - Para o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken a Cooptur é uma idéia que nasceu de um sonho e que seus idealizadores correram atrás e conseguiram, torná-la realidade. "Tudo com muito trabalho e esforço e que agora, neste seu terceiro ano já pode colher os frutos de ter semeado uma idéia que tem tudo para crescer e se desenvolver", ressalta. Ricken lembra que desde os primeiros passos da Cooptur a Ocepar e o Sescoop-PR estiveram presentes e sentem-se orgulhosos por esta data também.
Contato - Informações sobre a Cooptur, excursões e cursos podem ser obtidas pelo fone (42) 3223-4771, ou pelo e-mail