Cooperjovem leva o cooperativismo para as salas de aula do PR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Milhares de estudantes paranaenses, matriculados em escolas de 1o Grau, terão a partir deste ano aulas sobre cooperativismo. A iniciativa faz parte de um projeto do OCB/Sescoop, desenvolvido no Paraná pela Ocepar. O trabalho consiste em difundir a filosofia do sistema, incentivando entre os jovens a formação de futuros agentes cooperativista, disse Mauro Kummer, agente de desenvolvimento humano do Sescoop-PR. O programa tem adesão voluntária e numa primeira fase será desenvolvido em 20 escolas, com uma média de 300 alunos cada. Em um segundo momento, a proposta é de estender o Cooperjovem para todo o Estado. A relação com a escola é feita a partir da cooperativa interessada, que conhece e muitas vezes já atua junto aos estabelecimentos de ensino na sua região de abrangência.

Metodologia – A metodologia utilizada é a participativa, com ênfase nas técnicas de visualização móvel e nos exercícios estruturados, que permitem ao educador/multiplicador um trabalho em sala de aula com a participação e cooperação de todos. E, ao educando, um aprendizado que o capacita a entender e a participar, individual e coletivamente, dos destinos de sua comunidade. O conteúdo do programa pode ser ministrado em uma disciplina específica, bem como através do chamado conteúdo transversal, aplicado a partir de histórias e experiências contadas no decorrer do ano letivo. As escolas selecionadas, que estão dentro da área de atuação da Cooperativa Educacional de Foz do Iguaçu (CEFI), Coagel, C.Vale, Lar e Coagru, começam a executar o projeto a partir do próximo mês de fevereiro.

Material – O material do Cooperjovem é composto por três volumes de uma revista em quadrinhos, chamada de a “Turma da Cooperação”. Os personagens dessa revista contam histórias e dão exemplos sobre como formar uma cooperativa, falam sobre os pioneiros desse sistema e mostram dados sobre o cooperativismo no Brasil e no mundo. Para os professores, foi desenvolvido um manual, orientando o docente sobre as forma de se repassar o conteúdo proposto. Esses professores também passam por um curso de capacitação de educadores em cooperativismo organizado pelo Sescoop-PR. O Cooperjovem pode ser desenvolvido em escolas públicas e particulares, bem como nas cooperativas de educação.

Conteúdos Relacionados