Cooperjovem inicia a formação de educadores que integram o Programa em São José dos Pinhais

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cooperjovem 11 04 2025Pelo segundo ano consecutivo, o Programa Cooperjovem será realizado em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Os educadores do município que atuam nas escolas parceiras iniciaram, no dia 9 de abril, o calendário de formações destinadas aos profissionais que atuam com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.

A instrutora Bia Tomiazzi ministrou a palestra de abertura e sensibilização, cujo objetivo foi explicar a metodologia do Programa. Participaram aproximadamente 85 educadores, divididos em duas turmas: uma de manhã e outra à tarde.

A atividade foi promovida pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais. No município, o Programa Cooperjovem foi implementado com a cooperativa de crédito Sicoob Sul.

Sobre o Cooperjovem

O Cooperjovem desenvolve ações em todo o Paraná, com o propósito de difundir a cultura da cooperação, os princípios do cooperativismo e conhecimentos específicos na área da educação, além de promover a aproximação entre a família e a escola, conforme sua metodologia. Em 2024, o Programa foi realizado com a participação de 2.800 professores, em 220 escolas, alcançando mais de 28 mil estudantes do Ensino Fundamental, em 60 municípios, e em parceria com 22 cooperativas.

“A metodologia é implementada com o valioso trabalho de professores e profissionais da educação. Em sala de aula, os alunos ampliam os conhecimentos, com base nos eixos de Educação Cooperativista, Educação Financeira, Educação Sustentável e Educação Empreendedora. O Cooperjovem busca desenvolver a autonomia, a cooperação e o protagonismo de estudantes em todas as etapas, sempre alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, esclarece a analista do Sescoop/PR, Luciane Gonçalves.

Conteúdos Relacionados