Iniciada 29ª turma do Programa Coamo de Jovens Líderes Cooperativistas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Iniciou, nessa quarta-feira (09/04), mais uma turma de Jovens Líderes Cooperativistas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Está é a 29ª edição do programa, que já formou mais de mil cooperados, coordenada pela assessoria de Cooperativismo, que faz parte da diretoria de Suprimentos e Assistência Técnica. O curso é dividido em 4 módulos presenciais e 12 on-line, com duração de quatro meses. Em 2025, são 37 participantes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, que aprenderão sobre temas relacionados ao cooperativismo, liderança, governança, sucessão, planejamento, mercado e gestão.

Para o presidente do Conselho de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, é uma grande satisfação começar mais uma turma do programa. “Esses jovens levarão para as suas propriedades muito conhecimento, que é um dos principais insumos para o sucesso na lavoura. Serão abordados assuntos valiosos, que farão a diferença para a tomada de decisões.” Gallassini é o idealizador do programa, que é realizado desde 1998.

Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo, avalia a importância do programa. Segundo ele, os jovens que participam do curso serão os futuros gestores da cooperativa. “É um privilégio para nós e para os jovens terem esse programa, que os ensina sobre gestão, cooperativismo e sucessão. A cooperativa sempre primou pelo conhecimento, trazendo tecnologia e desenvolvimento ao quadro social, e esse é o papel do curso de jovens líderes cooperativistas”, afirma Galinari.

Para o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, essa é uma oportunidade de os associados conhecerem profundamente e viverem as cooperativas das quais fazem parte. “Não é só saber da cooperativa, mas vivenciá-la. Os valores praticados pela Coamo e Credicoamo são o diferencial, então, o curso propicia essa experiência.”

O professor da UFPR, coordenador da formação, Tomas Sparano Martins, destaca a parceria entre a cooperativa e a universidade. “Para nós é um grande orgulho fazer parte dessa parceria. Entendemos esses projetos como circulares, onde trazemos informação e conhecimento, mas também aprendemos muito com os jovens e com a cooperativa, podendo refinar as informações e contribuir com o cooperativismo no mundo. A Coamo foi visionária em oferecer programas para jovens, há quase 30 anos levando o assunto ‘sucessão’, pensando nas futuras gerações.”

O cooperado Flavio Fonseca Chamberlain, de Campo Mourão, vê o curso com grande expectativa. Para ele, participar dessa formação trará muito desenvolvimento à sua atividade. “O curso vem para agregar valor na vida da gente, dar sequência na propriedade, ter um maior discernimento nas nossas ações e ter uma maior noção de como nossa cooperativa trabalha. Como disse o Dr. Aroldo, a Coamo foi feita para várias gerações, pois tanto nossa propriedade quanto a cooperativa são feitas para gerações futuras, para darem continuidade no processo”, afirma o jovem líder, que vê o conhecimento como um insumo importante para tomada de decisões dentro da propriedade.

Sandra Regina Vendramini Negri é optante pela Coamo em Engenheiro Beltrão. Ela conta que ficou empolgada ao ser convidada a participar do programa e espera levar muitas informações sobre a Coamo e o cooperativismo para aplicar na propriedade. “Sempre quis participar desse projeto, do qual meu marido já participou. Fiquei muito feliz com a chance de fazer parte desse grupo. Minha expectativa é que o curso seja de grande valia e eu auxilie ainda mais nos negócios da família.” (Assessoria de Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados