COOPERJOVEM II: Aluna de Mandaguari é 2ª colocada no concurso

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A pequena escritora de Mandaguari, a estudante Gabriela Aparecida Quintilhano Domingos, da Escola Municipal Dr. Ary da Cunha Pereira, teve seu talento reconhecido em nível nacional, ficando em 2º lugar na quarta edição do Prêmio Nacional de Redação, que este ano teve como tema "A cooperação como elemento transformador de uma sociedade". O concurso é promovido pelo Programa Cooperjovem, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) que, em Mandaguari, conta com a parceria da Cocari.

Orgulho - Para o presidente da Cocari, Vilmar Sebold, o resultado obtido pela pequena Gabriela é motivo de orgulho para si própria, sua família, sua escola, o município e para o Paraná. "Ela concorreu com mais de 14 mil redações de 13 estados, contribuindo de forma significativa com suas ideias, inseridas na redação premiada, para reflexão sobre antigas e novas formas de transformação de objetos descartados em novas e inteligentes oportunidades de lazer protegendo a natureza. Parabéns Gabriela!", disse Sebold.

Lições de cooperação - Aluna da 4ª série, Gabriela está aprendendo desde cedo as noções de cooperativismo e já sabe como passar isso adiante. Sua redação, que teve como título "Lucas renova sua comunidade", conta a história de um garoto que, motivado pelas lições de cooperação, ajudou a transformar o lugar onde vivia e, juntamente com amigos, criou uma cooperativa de brinquedos, feitos a partir da reciclagem de materiais. Dessa forma, além de promover a limpeza do local e cuidar do meio ambiente, a iniciativa levou alegria para as crianças e oportunidade de trabalho para pessoas da comunidade.

Rotina - É uma história de ficção, mas totalmente baseada na rotina da menina. Ela conta que, junto com amigas, sai de casa em casa coletando materiais recicláveis e transformam em brinquedos. "A gente faz brinquedo, faz desenhos, para nós e para as outras crianças que não têm com que brincar", diz a estudante. Quando crescer, Gabriela pretende ser veterinária, mas diz que não vai abandonar as questões ecológicas."Quero cuidar de animais, de árvores, mas também continuar cuidando para evitar o mosquito da Dengue, para as pessoas não morrerem". O trabalho de prevenção contra a Dengue, a pequena cidadã já tem como hábito em casa.

É dividindo que se soma - A participante da área de ação da Cocari expressa com clareza o aprendizado transformador que o cooperativismo lhe proporcionou. "O cooperativismo mudou muito a minha vida. Aprendi que sozinho a gente consegue pouca coisa, e junto consegue muito mais", resume. A professora Adenise Batista Rodrigues revela que sempre acreditou no trabalho mútuo, na troca nas ações conjuntas para gerar conquistas maiores. "Eu acredito que falta na nossa sociedade a cooperação e que quando várias pessoas se unem em torno de um objetivo, ele se torna mais fácil."

Oportunidade - Acreditando nesse formato, a educadora aproveitou a proposta do Cooperjovem, vislumbrando a oportunidade de desenvolvimento dos alunos. "São crianças que vêm de uma classe social carente e eu quis despertar neles o desejo de trabalhar em conjunto na solução dos problemas da comunidade a que pertencem", destaca. "E foi desse trabalho que surgiram vários textos, entre eles, o da Gabriela que, para nossa alegria, foi premiada", reforça.

Continuidade - Cirlene Ana Rocha, diretora da escola, se disse orgulhosa pela colocação da aluna no concurso e que a meta é dar continuidade ao trabalho. "Foi um trabalho muito bom, de toda equipe pedagógica", ressalta. "Isso é um excelente incentivo para os outros alunos e para a escola."A diretora esclarece que a inclusão já era trabalhada entre as crianças, mas que, com a parceria do Cooperjovem e da Cocari, o trabalho aguçou um sentimento de companheirismo entre elas, que passaram por grandes transformações no comportamento. Gabriela receberá o prêmio em Mandaguari, dia 13 de dezembro, na Sede da Cocari, durante o Encontro de Professores do Cooperjovem da região Norte do Paraná. (Imprensa Cocari)

{gallery}noticias/2010/Dezembro/6/201012611576/{/gallery}

Conteúdos Relacionados