COOPERJOVEM I: Professora do PR tem trabalho premiado em concurso nacional

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A professora Sonia Antunes Caregnato, da Escola Municipal 25 de março, de Marechal Cândido Rondon (PR), ficou em terceiro lugar no 3º Prêmio Nacional Professor do Programa Cooperjovem. O resultado do concurso foi divulgado nesta segunda-feira (06/12) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O vencedor foi o professor Francisco da Silva de Oliveira Filho, da Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão, Palmas (TO) e, em segundo lugar, ficou a professora Edilene Gertrudes da Silva, da Escola Municipal Tertuliano José da Silva, Lagoa Seca (PB).

Copagril - "Brinquedos com materiais recicláveis" é o título do trabalho premiado da professora paranaense. Trata-se de uma atividade realizada com todos os alunos do ensino fundamental da escola 25 de março, além de envolver, direção e coordenação da escola, professores de educação ambiental, artes, educação física, zeladoras e merendeiras, familiares e a coordenação local da Cooperativa Copagril, parceira do Programa. O trabalho resultou na confecção de brinquedos com materiais recicláveis que foram doados ao Centro Municipal de Educação Infantil, aulas sobre cooperação, palestras sobre agrotóxicos, visita a unidade industrial de aves da Copagril, focando na responsabilidade ambiental.

Dia D - Já o professor Francisco da Silva de Oliveira Filho conquistou o primeiro lugar do Prêmio com  um trabalho que contou com a participação de 91 alunos do 4º e 5º ano do fundamental, envolvendo outros quatro professores, uma bibliotecária, dois técnicos de informática, a coordenação pedagógica, a orientadora educacional, familiares e a gestora da escola. As atividades realizadas com os conteúdos do Programa Cooperjovem resultaram no 1º dia D de Cooperativismo no Macalão, cuja programação contou com a exposição dos trabalhos realizados, danças, apresentação do Jornal Cooperjovem do Macalão, shows e peças teatrais.

Cooperativismo - A professora Edilene Gertrudes da Silva foi premiada com o trabalho "A Filosofia do cooperativismo no cotidiano das escolas", desenvolvido com 75 alunos do 1º ao 5º ano do fundamental, envolvendo outros quatro professores, três funcionárias, a diretora, pais e comunidade. A atividade foi realizada em três meses, resultando em campanhas de reciclagem, realização das datas festivas do calendário escola à luz da doutrina cooperativista, produções textuais e outras atividades  praticas que geraram mudanças comportamentais, tais como: cooperação, liderança, responsabilidade, habilidades necessárias à vida em sociedade.

Curiosidade - Uma feliz coincidência apareceu no 3º Prêmio Professor Cooperjovem: a professora Edilene, segunda colocada nesta edição, foi a vencedora da 2ª edição do Prêmio Professor, em 2009. (Com informações da OCB)

Conteúdos Relacionados