COOPERJOVEM: Encontro Estadual trabalha a prática da cooperação e discute o protagonismo da educação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 300 pessoas, entre professores, diretores, coordenadores pedagógicos, secretários de educação e profissionais de cooperativas do Paraná, estão reunidas nesta quarta-feira (09/11), no Sesc Caiobá, em Matinhos, litoral paranaense, no Encontro Estadual do Programa Cooperjovem. ‘É um momento especial em que comemoramos os resultados das ações realizadas em 2022”, disse o coordenador de Cooperativismo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), Humberto César Bridi.

O Programa - O Cooperjovem é um programa de educação cooperativista executado em âmbito nacional pelo Sistema OCB, e no estado pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, a entidade do Sistema S do cooperativismo. Atualmente, 13 cooperativas paranaenses são parceiras do Programa. Graças a isso, o ensino da filosofia cooperativista chega a mais de 27 mil alunos, sendo ministrado por 1.338 professores. “O Cooperjovem é um programa alinhado com as competências da base nacional comum curricular e tem por objetivo, por meio da aprendizagem baseada em projetos e com protagonismo da comunidade escolar, promover a educação cooperativista, educação empreendedora, educação financeira e educação ambiental”, explicou Bridi.

O Encontro - Para que o Cooperjovem atinja os resultados esperados, o envolvimento dos professores em sala de aula é fundamental. “O Cooperjovem representa um novo olhar para educação brasileira e os professores entenderam isso”, destacou a coordenadora do Programa no Paraná, Mariana Balthazar.  Segundo Mariana, o objetivo com a promoção de um encontro estadual é evidenciar o reconhecimento do sistema cooperativista com o trabalho dos educadores, bem como compartilhar experiências que estão dando certo. “O conhecimento compartilhado é capaz de transformar pessoas. E pessoas transformam sua comunidade, município e país”, frisou.

Programação - Mariana explicou ainda que esta edição tem um formato diferente, focado no acolhimento, informação e atividades práticas voltadas em desenvolver as habilidades de cooperação. Já na recepção dos participantes, o diferencial do Encontro Cooperjovem 2022 se fez presente. Cooperativas e educadores foram brindados com o show da dupla Robson e Luan (Bruno Bertoloto), de Assis Chateubriand e Cascavel, respectivamente. Na sequência, o jovem Bruno Bortoloto, de nome artístico Luan, fez um relato sobre sua experiência no cooperativismo. “Não vim aqui apenas cantar mas, também, mostrar como o Cooperjovem pode influenciar positivamente as crianças. Meu primeiro contato com o sistema foi com o Cooperjovem, quando tinha 8 anos. Hoje, aos 29 anos, sou integrante e delegado de Núcleo do Comitê Jovem da Cooperativa Sicredi e integrante do Núcleo Jovem da Cooperativa C.Vale”, conta Bruno, que em 2018 também foi selecionado para ser jovem embaixador do cooperativismo em Brasília pela OCB e para integrar o Comitê Nacional de Jovens Geração C da organização nacional.

Painel - Após a abertura oficial, teve início um painel com as cooperativas parceiras do Cooperjovem no Paraná para apresentação de ações realizadas no âmbito do Programa e que se somam à educação básica. “São projetos que permitem o exercício da empatia, cooperação no processo de formação de sujeitos capazes de respeitar as diferenças, trabalhar colaborativamente e inspirar ações e projetos de forma cooperativa”, disse Mariana. “A educação requer inovações constantemente. A sociedade brasileira e mundial espera por mudanças capazes de construir o amanhã. As relações humanas exigem o olhar além. Por este motivo, nossa missão com o Cooperjovem é formar protagonistas. Educadores que reavaliem o seu papel neste novo contexto educacional e alunos que possam crescer com uma base forte de princípios e valores, construindo uma sociedade consciente, colaborativa e justa”. Essa é uma missão de todos nós”, afirmou.

Gincoop - Na sequência, teve início o momento mais dinâmico desta edição do Encontro: a Gincoop, uma gincana cooperativista, conduzida pela Cooptur (Cooperativa de Turismo do Paraná), e pelo educadores Marcio Miranda e Rafael Barreiros, o palhaço Alípio.  A ação consiste em uma série de tarefas em grupo, realizadas com a finalidade de trabalhar competências como cooperação, liderança, empatia, proatividade e comunicação. “A proposta da Gincoop é trabalhar a visão de que no cooperativismo o elemento mais importante são as pessoas, por isso a importância de desenvolver nelas o sentimento de pertencimento, a prática da cooperação e o conhecimento sobre esse movimento”, afirmou Miranda.

 

Conteúdos Relacionados