COOPERATIVISMO IV: Investir nos jovens para oxigenar as cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Por todo o Estado, cooperativas têm investido na formação de jovens líderes. "É fundamental apostar em novos talentos, promover a renovação da gestão, oxigenar as cooperativas", frisa Humberto César Bridi, coordenador de desenvolvimento humano da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). Ele também vê nessas ações das unidades paranaenses a forma de fazer com que os negócios no campo, e dentro das cooperativas, não parem. Para ele, entretanto, é preciso buscar o equilíbrio na preparação do jovem. Trabalhar questões de gestão, de administração, sem esquecer do lado social. "É preciso haver o equilíbrio. A filosofia cooperativista prega essa ideia", destaca Bridi.

Encontro Estadual - Ele relembra que a Ocepar deu início às ações com os jovens em 1991 com o Encontro Estadual da Juventude Cooperativista, que este ano está na 19ª edição e será realizado, em agosto, em Ponta Grossa. Há 10 anos, observa ele, esse trabalho foi reforçado com a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). "Passamos a ter mais recursos para investir nesses programas, na inovação das cooperativas, na transformação dos encontros de lideranças jovens", reforça o coordenador da Ocepar.

Preocupação extrema - Conforme ele, há uma preocupação extrema com a formação desses jovens, pois serão os futuros gestores das cooperativas paranaenses. E na opinião de Bridi, por meio de encontros, oficinas, dinâmicas e demais eventos, a terceira geração de cooperados tem sido bem preparada. E não para por aí. Segundo ele, a Ocepar já está de olho na quarta geração. Crianças em escolas de cidades onde têm cooperativas instaladas também são atendidas pelo sistema. (Folha Rural / Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados