COOPERAÇÃO: Oficina Jogos Cooperativos desenvolve aprendizagem compartilhada

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

De 19 a 22 de setembro o Serviço Nacional de Aprendizagem  do Cooperativismo (Sescoop), vinculado a Organização das Cooperativas do Estado de SC (Ocesc), desenvolverá o programa  Oficina de Jogos Cooperativos no hotel Torres da Cachoeira, em Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis. O programa faz parte do Projeto Cooperação que, desde 1990, vem desenvolvendo um conjunto de atividades que visam apresentar diferentes maneiras de realizar uma pedagogia da cooperação. A oficina estimulará a aprendizagem compartilhada, com dinâmica de trabalho que compreende a trandisciplinariedade, considerando o processo como um ciclo permanente de convivência, tomada de consciência e transformação.

Público - A atividade é destinada a presidentes, profissionais do setor de comunicação, educadores e gerentes de Recursos Humanos de cooperativas catarinenses que fazem parte da Ocesc. Ministrará a oficina o coordenador do curso de pós-graduação em jogos cooperativos, bacharel em psicologia, Fábio Otuzi Brotto, também autor dos livros “Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar”, “Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência” e “Jogos Cooperativos nas organizações”.

Atividades - Serão 10 horas diárias de intensa programação. As atividades serão divididas em seis módulos: No módulo “Competir ou cooperar, qual a melhor Jogada?” será trabalhado o reconhecimento da competição e a cooperação como processos sociais e valores humanos presentes no modo de lidar com os desafios cotidianos. A intenção é perceber os tipos de condicionamento competitivo que inibem as pessoas de conviver em um mundo em que todos podem obter êxito, além de despertar a consciência de cooperação.

Inscrições - “É fundamental a participação dos profissionais que atuam como instrutores e educadores em cooperativas para conhecerem e vivenciarem os jogos cooperativos como uma pedagogia da cooperação e, principalmente, recomendamos a participação das equipes gestoras do Programa Cooperjovem”, destacou o coordenador de treinamento do Sescoop, Ramiro Hensel. Para a oficina não será cobrada a taxa de participação. As despesas de hospedagem, refeições e do curso serão de responsabilidade do Sescoop, exceto a de deslocamento de cada participante. Inscrições podem ser feitas até o dia 13 de setembro pelo fone (48) 3224 8833 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Imprensa Ocesc)

Conteúdos Relacionados