COOPAGRÍCOLA: Cooperativa completa 45 anos e firma parceria com Ensino Superior

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A cooperativa Coopagrícola, com sede em Ponta Grossa (PR), completou nesta quinta-feira (25/04), 45 anos de fundação com uma solenidade que contou com a presença de diretores, funcionários, cooperados, autoridades locais e do superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa. Durante o evento, realizado na sede da Associação dos Funcionários, no bairro de Santa Tereza, foi assinado um termo de cooperação entre a Coopagrícola e o Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage), que proporcionará um maior investimento em pesquisa e extensão. Para Gabriel Nadal, presidente da cooperativa o momento era de muita alegria, especialmente por realizar esta comemoração de forma simultânea em Ponta Grossa e nos entrepostos de Palmeira e Ivaí, reunindo todos aqueles que ajudaram a construir uma cooperativa forte, sólida e com os olhos voltados para a missão de tornar-se referência em cooperativismo na região dos Campos Gerais.

Pioneiros - “Muitos foram os desafios e as dificuldades, mas com trabalho e dedicação de todos, pudemos superar os obstáculos e chegar ao atual estágio de desenvolvimento em pleno funcionamento”, frisou Nadal. Mesmo se reabilitando de um recente problema de saúde, o presidente fez do seu discurso uma homenagem à todos aqueles pioneiros, que de uma forma ou de outra deram sua contribuição, ao longos dos anos, para o sucesso da cooperativa. “No início eram apenas 65 produtores de arroz, que se uniram e formaram a Coopagrícola. Hoje já somos cerca de 330 cooperados, que mesmo nos momentos mais difíceis souberam valorizar sua cooperativa, entregando suas safras e contribuindo coletivamente para o desenvolvimento da cooperativa, que nada mais é do que a extensão da propriedade”, lembra. No ano passado a cooperativa obteve um faturamento de aproximadamente R$ 70 milhões, receita menor que anos anteriores, quando atingiu o patamar dos R$ 100 milhões, devido a quebra de safra.

Ocepar – “Presenciamos aqui hoje um marco importante na vida da cooperativa, não só por completar quatro décadas e meia de existência mas também pela importante parceria que está se firmando nesta data”, destacou Nelson Costa, superintendente adjunto da Ocepar. Ele fez questão de destacar a importância que a Coopagrícola tem hoje não só em Ponta Grossa, mas também na região. Ele lembrou da presença do Sicredi e da Cooperponta na solenidade que demonstra uma perfeita integração. “O sistema cooperativista é hoje responsável por mais de 55% da produção agrícola e quase 17% do PIB do Paraná, gerando empregos e distribuindo renda e a própria Coopagrícola tem feito isso com maestria ao longo dos anos na região dos Campos Gerais”, frisou. Nelson também aproveitou para lembrar aos produtores presentes todo trabalho que vem sendo desenvolvido pela Ocepar em defesa da agricultura. “Na semana passada diversos dirigentes estiveram reunidos com o novo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, quando entregaram uma pauta de propostas e sugestões ao governo, como por exemplo, equalização das dívidas rurais, redução da atual taxa de juro, de uma política definitiva de garantia de renda e seguro aos produtores. Não dá mais para ficar todo ano pedindo, implorando por políticas paliativas, precisamos sim de políticas duradouras e que tenhamos tranqüilidade para fazer o que melhor sabemos: produzir alimentos”, lembrou.

Sicredi – O presidente do Sicredi Campos Gerais, Lauro Osmar Scheneider entregou ao presidente da Coopagrícola, uma placa onde o Sicredi homenageia os 45 anos da cooperativas. Segundo Scheneider, a Coopagrícola é considerada a “mãe do Sicredi em Ponta Grossa, pois foi debaixo das asas da cooperativa que demos nossos primeiros passos há 18 anos atrás. Eram apenas 65 produtores que acreditavam nesta idéia de cooperativismo de crédito e hoje já são mais de 10 mil cooperados na região dos Campos Gerais e isto tudo devemos a Coopagrícola, com certeza”, frisou Lauro Osmar Scheneider.

Convênio – Durante as comemorações dos 45 anos, foi firmado um Convênio de Parceria com o Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage) e a Coopagrícola, no sentido de que todas as instalações da faculdade sejam colocadas a disposição da cooperativa, especialmente a Fazenda Escola com 90 hectares e também o centro de genética de reprodução animal, mantido pela instituição para que pesquisas sejam realizadas em parceria, atendendo demandas dos cooperados. Segundo o coordenador de relações institucionais do Cescage, Cláudio Puríssimo, hoje apenas estava acontecendo uma oficialização de uma parceria que já vem acontecendo há muito tempo. “Tanto a nossa instituição como a Coopagrícola, tem uma longa relação de aprendizagem, uma parceria que vem de longa data e que agora, com este convênio, se fortalecerá mais ainda”, frisou.

Conteúdos Relacionados