COCARI II: Iniciada nova turma do curso de formação em Liderança Feminina

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cocari iniciou, na última semana, mais uma edição do Programa de Desenvolvimento de Líderes, destinado a cooperadas e esposas de cooperados que participam da Liderança Feminina. O curso conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR).

Encontros - Nesta edição, 22 mulheres participam dos encontros, que ocorrerão na Sala de Treinamentos da Sede da Cocari, em Mandaguari (PR). Elas foram eleitas líderes em suas unidades, em eleições que ocorreram ao longo deste mês de março.

Finalidade - Com duração de 2 anos, o curso tem como finalidade desenvolver o espírito cooperativista, apresentando ferramentas de liderança e empreendedorismo e estimulando o envolvimento e a participação ativa na cooperativa, na comunidade e nos negócios da família. As líderes eleitas participam do curso de formação e têm a missão de transmitir os conhecimentos adquiridos para as outras mulheres de suas unidades.

Essência do cooperativismo- “Disseminaremos junto a estas mulheres a essência do cooperativismo. É um trabalho de formação também pessoal, de autoconhecimento, inteligência emocional, comunicação, entre outras questões que também serão abordadas. Por isso, gostaria de agradecer à Cocari pela oportunidade de estar junto a este grupo de mulheres e agradecer a elas também, que se propuseram e aceitaram o convite da cooperativa para estarem liderando as suas comunidades”, explicou Ercília Schmidt dos Santos, instrutora que conduz o primeiro ano da formação.

Família - “Este é um trabalho que ajuda no desenvolvimento não só da mulher, mas, a partir dela, toda a família também se desenvolve, bem como a comunidade. Não tenho dúvidas de que, por meio do desempenho e da dedicação delas, teremos resultados maravilhosos ao final do curso”, ressaltou ela.

Abertura - O presidente da Cocari, Marcos Trintinalha, esteve na abertura do curso de formação. Ele destacou a importância da troca de informações e experiências proporcionada pelos encontros. “O mais importante do curso de formação em Liderança Feminina é que as mulheres possam levar coisas novas para as suas bases, da mesma forma como queremos que elas nos tragam coisas novas. Novos olhares, novas ideias, sugestões para melhorarmos como cooperativa”.

Empolgação marca início das atividades - “Achei muito legal esta oportunidade que a Cocari está oferecendo para as mulheres. É uma oportunidade para nós mulheres participarmos mais do agronegócio. É uma grande possibilidade para que nós possamos desenvolver a nossa comunidade, a nossa sociedade e também a nós mesmas. Já aprendi muito neste primeiro encontro e mal posso esperar pelos próximos”, afirma Natália Macari, de Marumbi, que participou pela primeira vez do projeto.

Oportunidade - Vanessa Andrade de Oliveira, de Cambira, também é iniciante no curso e aprovou esta primeira experiência. “É uma ótima oportunidade para que nós mulheres possamos evoluir, aprender coisas novas e nos desenvolver. E tudo o que nós aprendermos aqui, vamos repassar para nossas colegas nas nossas cidades. É uma disseminação de conhecimento, que beneficia não só a mulher, mas a todos à sua volta”. (Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados