COCAMAR: Cooperativa conta com 40 jovens aprendizes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Aconteceu na última sexta-feira (08/02), às 14h, na PUC/Nobel, em Maringá, uma aula inaugural com a participação de 60 alunos do curso Jovem Aprendiz, 40 dos quais serão recrutados pela Cocamar e 20 por outras cooperativas de Maringá: Sicredi, Unimed e Uniodonto. Os jovens, com idade entre 14 e 18 anos, foram selecionados junto a famílias carentes da periferia da cidade, pela entidade assistencial Encontro Fraterno Lins de Vasconcelos e matriculados no Programa Jovem Aprendiz Cooperativo do Sescoop, turma 2008/2009.

Atuação - Os jovens atuarão nas Unidades/departamentos da Cocamar em Maringá, de segunda à quinta-feira, em dois períodos: 20(vinte) jovens cumprirão a jornada de quatro horas diárias pela manhã e os outros 20 (vinte) a mesma carga horária no período da tarde. Às sextas-feiras os jovens recebem treinamento teórico nas dependências das Faculdades Nobel, instituição de ensino contratada pelo Sescoop para desenvolvimento do curso de aprendizagem. A primeira turma de aprendizagem do Sescoop que atuou na cooperativa concluiu o programa no final do ano passado. O processo de recrutamento e seleção daqueles aprendizes tinha sido conduzido pela própria Cocamar. Os jovens da turma de 2008/2009 foram selecionados pela própria entidade Lins de Vasconcelos, a partir de critérios que tornam o sentido de inclusão social e de inserção ao mercado de trabalho ainda mais evidente.

Aprendizado - Os aprendizes serão encaminhados às áreas somente após cumprirem a fase de ambientação conduzida pelo Desenvolvimento Humano, pois durante esse período será possível apresentar aos gestores envolvidos, prioritariamente, os jovens cujo perfil esteja mais próximo ao exigido pela área em questão. Segundo a coordenadora de Desenvolvimento Humano e Social da Cocamar, Adriana Pierini, "estar na condição de aprendiz, significa trabalhar, ganhar experiência, aprender uma profissão e, ao mesmo tempo, estar preparado e qualificado para o mercado, com a ajuda de uma formação técnico-profissional. O adolescente dever conciliar o trabalho com os estudos, dando sempre prioridade à sua formação". (Cocamar)

Conteúdos Relacionados