COAMO: Tem início a 5ª turma da pós-graduação em Gestão Estratégica do Agronegócio, com 50 participantes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coamo acredita e investe no desenvolvimento dos seus funcionários, e oportuniza crescimento pessoal e profissional. Exemplo disso aconteceu na tarde de sexta-feira (29/10), com a abertura da 5ª turma da pós-graduação em Gestão Estratégica do Agronegócio (2021/2023), em parceria com a PUCPR e Sescoop/PR.
Primeiras turmas - A primeira turma deste programa de pós-graduação em Gestão Estratégica do Agronegócio teve início no ano de 2010, e nos anos seguintes, foram realizadas três novas turmas. Foram formados neste programa, que tem a coordenação da gerência de Gestão de Pessoas (Antigo GRH), um total de 167 gestores da Coamo e Credicoamo, com a graduação de três diretores, 23 gerentes angulares, 43 gerentes de entrepostos, 61 chefes de departamentos, 37 gestores de outros cargos como traders, compradores, assessores, chefes de postos de atendimento e encarregados de setor.
Objetivo - O programa da nova turma tem carga horária de 376 horas, entre aulas e orientação/elaboração de projetos de melhorias, sendo desenvolvido na modalidade EAD síncrono, com aulas ao vivo de módulos quinzenais pela plataforma da PUCPR e término estimado para novembro de 2023.
Grandes eixos - O curso de pós-graduação visa desenvolver os gestores com foco em Gestão Estratégica do Agronegócio, no contexto de cooperativa, subdividindo o conhecimento em quatro grandes eixos, sendo: gestão comercial, gestão de operações, gestão financeira e gestão de pessoas. Em paralelo ao processo de formação, ocorrerá a elaboração do Projeto de Melhoria Coamo, como Trabalho de Conclusão de Curso, focado no planejamento estratégico organizacional.
Público - São ao todo 50 participantes, por turma entre gerentes angulares e de entrepostos, chefes de departamentos e outros gestores/profissionais indicados pelo potencial de crescimento e carreira na cooperativa.
Estratégias - Estão previstas estratégias didáticas para a especialização que privilegiam uma sólida base conceitual, associada a um modelo de metodologias ativas que permitem a experimentação prática, escolha esta que valoriza tanto a experiência dos participantes, quanto a oferta de um conteúdo de alto nível, alinhado às exigências do mercado.
Competências - O desenvolvimento de competências é a base metodológica para a proposta, que ainda apresenta como diferencial o alinhamento conceitual e orientações para o desenvolvimento do Projeto de Melhoria Coamo, que será um projeto concebido durante a realização do Programa e três atendimentos previstos em cronograma, com a professora Denise Basgal.
Seminário no encerramento - No final da especialização, ocorrerá um evento denominado Seminário Projeto de Melhoria Coamo, para apresentação dos projetos sistematizados durante o programa, pelos participantes, contando com a presença de representantes da diretoria e gerências, bem como, o momento de celebração do término da pós-graduação.
Apoio do Sescoop/PR - Para o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, a Coamo é um exemplo de cooperativismo pelo investimento na formação de pessoas. “Com a Coamo e a PUC, realizamos boas parcerias que resultam em parcerias importantes, por meio de oportunidades neste processo de interação entre escola e empresa. Este curso vai gerar conhecimentos, e conhecimentos irão promover transformação em produtos que atendam a realidade da Coamo.”
Riquezas - “Acredito muito no cooperativismo, que gera riquezas e distribui riquezas. A PUC sente-se orgulhosa em fazer esta parceria com o Sescoop/PR e a Coamo, que é uma cooperativa que investe muito em pessoas e na gestão de pessoas, olhando para fora e para dentro. Queremos ajudar para alavancar os profissionais e fazer com que a Coamo seja cada vez mais vencedora”, afirma o professor Bruno Rocha, representante da PUC na abertura do curso neste 29 de outubro.
Nova visão - Na abertura da pós-graduação, o diretor Administrativo Financeiro, Antonio Sérgio Gabriel, disse aos acadêmicos da Coamo e Via Sollus, da importância dada pela Coamo na formação de pessoas. “O ser humano é gente, e gente merece ser cuidada e ajuda a preparar para a gestão dos negócios fazendo com que a cooperativa seja para a eternidade. A Coamo está promovendo mudanças e uma nova visão de gestão com um novo propósito e foco dentro do planejamento estratégico com uma reestruturação institucional e organizacional.”
Desenvolvimento - Para o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, a cooperativa está no caminho certo, promovendo o treinamento e a profissionalização dos funcionários. “Já fiz com orgulho esta pós-graduação e é uma alegria grande ver que já estamos na quinta turma. É muito simples trabalhar na Coamo, pois é só fazer o que é certo, já que ela não ensina fazer errado. A Coamo oferece oportunidades para crescimento constante e com os novos investimentos precisamos de pessoas, pois prédio não anda sozinho.” (Imprensa Coamo)