COAMO II: Cooperativa inicia 14ª turma para formação de jovens líderes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A juventude atual é uma referência para a formação dos grandes empreendedores do futuro, com o foco na gestão de processos e de pessoas. São os novos valores do campo, que buscam não só o desenvolvimento pessoal, mas também as famílias, vendo, assim, o cooperativismo como um todo. Dentro da proposta de investir cada vez mais na qualificação do capital humano, a Coamo tem direcionado o seu trabalho, em parceria com a Ocepar e o Sescoop, para a formação de suas lideranças.

Início - Na manhã desta quarta-feira (19/04), a cooperativa iniciou a 14ª turma do Programa Coamo de Jovens Líderes Cooperativistas reunindo 45 jovens cooperados que, na faixa etária de 18 a 40 anos, representam 25 entrepostos do Paraná e Santa Catarina.  O programa idealizado pelo presidente da Coamo, engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, teve a sua primeira formatura em 1998 e contabiliza após 13 turmas cerca de 650 jovens formandos.

 

Módulos - O curso de Jovens Líderes Cooperativistas da Coamo é realizado em seis módulos. O primeiro deles busca a identificação do cooperado para a sua condição dentro da sociedade, na propriedade e na família, e traça estratégias e metas para o futuro. O segundo, trata de planejamento e administração rural. O terceiro enfoca a questão da liderança, em busca de um futuro promissor. O quarto módulo destaca a gestão estratégica de negócios para a cooperativa e a análise e interpretação de balanço como instrumento para a tomada de decisão. O quinto módulo promove uma viagem pelos entrepostos da cooperativa em todas as regiões da área de atuação e o sexto e último culmina com a formatura dos jovens em Campo Mourão.  Ao todo, são 96 horas/aula deste programa de educação cooperativistas premiado a nível nacional em 2004 com o troféu OCB/Revista Globo Rural.

 

Objetivo -  "O nosso principal propósito é desenvolver o potencial criativo e de conhecimento dos cooperados, em várias dimensões, para que eles reconheçam em si os seus verdadeiros potenciais, baseados na verdade e na sabedoria. Portanto, é um trabalho voltado para a formação do ser humano e para o futuro, não somente na parte econômica, mas também social, cultural, na formação de uma família cooperativista", assegura o diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.

 

Instrutor - Na formação de lideranças dentro do cooperativismo está o professor Albino Gawlack, da ACG Consultoria, responsável pela condução dos quatro módulos que contemplam o curso, como um instrumento para a viabilização do associado na parte educativa, tecnológica e também na qualidade de vida, envolvendo as mudanças no econômico e social das pessoas. "A intenção é formar líderes com sabedoria", argumenta Gawlack, que possui 35 anos de carreira docente, a maior parte dedicada à formação dentro do cooperativismo, e um livro publicado sobre a filosofia cooperativista. (Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados