CASTROLANDA: Programa Crescer e Cooperar incentiva cooperativismo nas escolas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

castrolanda 21 09 2021Educação, formação e informação fazem parte de um dos princípios do cooperativismo. A Castrolanda atua com projetos para fortalecer este princípio e é a pioneira no setor do agronegócio brasileiro a implementar as cooperativas escolares nas regiões onde atua. No mês de setembro, a cooperativa retomou as atividades presenciais do Programa Crescer e Cooperar, que trabalha os princípios do cooperativismo nas escolas de ensino fundamental I e II e ensino médio.

Treinamento - Na última semana, os professores das instituições Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda, Colégio Emília Erichsen e Colégio Estadual do Campo Profª. Fabiana Pimentel passaram por treinamento para implementação das atividades de cooperativa escolar.

Como começou - O Programa Crescer e Cooperar teve início em 2015, em uma iniciativa da Comissão Mulher Cooperativista da Castrolanda, que identificou que não existia nenhum programa da Cooperativa voltado a alunos e crianças. Então, buscaram informações, realizaram briefing, viagens de conhecimento e trouxeram a primeira parceira: a Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda. A partir de um projeto piloto, foi fundada a primeira cooperativa escolar em 2018, nomeada CoopEECC.

Processo - A cooperada Analúcia Litzinger Gomes, uma das idealizadoras do programa, conta como foi o processo para implementação na primeira escola. “No começo, fizemos algumas visitas, conhecemos lugares e, junto à escola, estruturamos o projeto piloto, algo diferente daquilo que eles estavam habituados a fazer durante as aulas, e tivemos uma adesão muito boa”.

Sociedade - Analúcia destaca que o Crescer e Cooperar incentiva a participação dos estudantes nas questões da sociedade. “O programa é extremamente importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes para que sejam mais cooperativistas mesmo, participem e desenvolvam maneiras de atuarem na sociedade e serem protagonistas de suas histórias”.

Como funciona o programa - As atividades do Crescer e Cooperar são realizadas em período de contraturno escolar, conforme explica o Analista de Cooperativismo, Jhonatan Bonfim, que também já atuou como professor orientador do programa e possui experiência em cooperativa escolar. “Nós temos um professor que faz toda a condução dentro da escola. As atividades precisam atender aos princípios do cooperativismo, iniciando pela livre adesão, ou seja, o programa é para aquele aluno que realmente quer participar”.

Online - Em razão da pandemia de Covid-19, as atividades da primeira cooperativa escolar da região, na Escola Evangélica, estavam sendo realizadas de forma online, inclusive a Assembleia Geral Ordinária (AGO).

Lançamento - Na última sexta-feira (17/09), com a retomada das atividades presenciais, o programa lançou o 1º Material Metodológico construído pela Castrolanda e que servirá como base para os professores responsáveis e os alunos da CoopEECC apresentaram aos Professores Orientadores das demais instituições parceiras as tarefas realizadas dentro da escola.

Interesse - As escolas que tiverem interesse em conhecer mais sobre o Programa Crescer e Cooperar podem entrar em contato com o setor de Cooperativismo pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. ou pelos telefones (42) 99109-9986 - Jhonatan Bonfim ou (42) 99129-3268 - Ananda Chuproski.

Sobre a Castrolanda - O compromisso com a transformação faz parte do DNA da Castrolanda. Uma cooperativa que transforma vidas, negócios e a comunidade ao redor. Com sete décadas anos de história, a Cooperativa Castrolanda é formada por mais de 1100 cooperados no Estado do Paraná e interior de São Paulo. Com 4,5 bilhões de reais de faturamento e aproximadamente 3700 colaboradores, possui unidades de negócios divididas em operações agrícola, carnes, leite, batata e administração e industrial - carnes, leite e batata. O objetivo das áreas de negócio é coordenar, desenvolver e fomentar as atividades dos cooperados, seguir presente em todos os elos da cadeia produtiva, agregar valor através das indústrias e crescer com sustentabilidade. (Imprensa Castrolanda)

 

Conteúdos Relacionados