C.VALE: Seminário reúne 300 filhos de associados

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Aproveite aquilo que você já tem e não reclame daquilo que não tem. O recado foi transmitido a cerca de 300 filhos de associados da C.Vale que participaram do 4º Seminário do Jovem Cooperativista. O consultor e escritor Nailor Marques Júnior falou sobre empreendedorismo e disse que as pessoas devem se preocupar em desenvolver habilidades. Ele considera essa característica pessoal mais importante que o talento. "O talento não é importante. Importante é ter habilidade, porque você pode desenvolvê-la. Talento, você nasce ou não com ele", profetizou, no dia 3 de julho, na Asfuca de Palotina.

Sucessão familiar - O especialista em gerenciamento, Amauri Crozariolli, orientou os jovens sobre sucessão familiar, alertando-os de que a permanência na propriedade depende de um bom relacionamento com os pais. Para isso, os filhos devem se dirigir de forma respeitosa aos pais. "Se eu quero um bom relacionamento, tenho que ser equilibrado, não posso chegar e afrontá-los. Tenho que colocar minhas idéias, usar a sabedoria", ensinou.

Diálogo- Crozariolli entende que os pais, atualmente, têm mais abertura para dialogar com os filhos e que a sucessão familiar pode ser facilitada pelo maior acesso a informações. "A propriedade tem que ter gestão, que depende do ensinamento dos bancos escolares. Os treinamentos que a cooperativa oferece ajudam porque oferecem ferramentas de controle", observou.

Preparação - Presente na abertura do evento, o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, lembrou aos jovens que eles vão herdar uma cooperativa com mais de 11 mil sócios estruturada pelos avôs e pais deles e que, portanto, devem aproveitar os treinamentos a fim de se preparar para isso. O Seminário dos Jovens foi promovido pela C.Vale e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). (Imprensa C.Vale)

Conteúdos Relacionados