BOM JESUS I: Cooperativa investe na formação do jovem
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Investir na formação de novas lideranças para garantir o futuro do cooperativismo, é uma das metas da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, que promove todo ano, cursos para os filhos dos agricultores e trabalha na formação de grupo de jovens em todas as duas 10 unidades. Esta iniciativa de sucesso vem desde a realização do 9º Encontro Estadual de Jovens Cooperativistas realizado na Lapa, numa promoção da Ocepar/Sescoop-PR Recentemente, a cooperativa realizou seu 6ª Encontro Regional de Jovens Cooperativistas, reunindo mais de 300 jovens no seu Centro de Eventos.
Participação jovem - Anualmente promove cursos de formação para jovens cooperativistas, como o realizado no dia 8 de agosto na sala de conferência, contando com a presença da maioria dos participantes dos grupos. Com isso, hoje os jovens tem uma participação cada vez maior nos negócios da Bom Jesus, inclusive fazendo parte do seu Conselho Fiscal, com oportunidade de discutir e apresentar sugestões quando da elaboração do seu planejamento estratégico anual. Por ocasião do curso deste mês, o diretor-presidente da Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio, enfatizou mais uma vez, a importância da participação dos jovens no sistema cooperativa, classificando-os de agentes conectores entre a Cooperativa e as comunidades onde vivem e trabalham. "Estamos no caminho certo. Praticando um cooperativismo moderno, democrático e abrindo espaço para os nossos jovens que estarão administrando nossa Cooperativa no futuro", disse ele aos integrantes dos grupos. Baggio sintetizou a doutrina, filosofia, agronegócio, investimentos e a responsabilidade social da Bom Jesus nas áreas onde atua.
Cursos - Os cursos estão sendo ministrados por Ney Guimarães, com larga experiência na área e que tem conseguido motivar os jovens para que conheçam a filosofia, a doutrina cooperativista. Abordou o tema "Liderança Juvenil Cooperativista", mostrando o quanto é importante conhecer toda atividade da empresa para que possa defendê-la e, num futuro próximo, ser um dos seus administradores compromissado com o sistema. O gerente da área técnica da Bom Jesus, engenheiro agrônomo Severino Giacomel, falou que o curso tem por finalidade, preparar os sucessores do sistema cooperativista e que é muito importante que o grupo aumente cada vez mais, visando o negócio do associado. "Vai depender de cada um de nós a multiplicação do número de jovens participantes e esperamos que no próximo dia 5 de setembro, quando estaremos reunidos novamente, tenhamos mais integrantes dos grupos", afirmou. O diretor vice-presidente, Milton Locatelli, disse que com este trabalho a Bom Jesus investe no seu futuro e que esta meta já faz parte do seu planejamento estratégico. "Estamos trabalhando no sentido de perpetuar a nossa Cooperativa. Os homens passam, mas a instituição fica, haja vista que já completou 56 anos", disse ele. No encerramento, como de costume, foi feito um momento de descontração, reflexão e avaliação do curso. (Imprensa Bom Jesus)