BATAVO: Dia Mundial da Água é comemorado em Tibagi com autoridades

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, nesta segunda-feira (22/03), a Cooperativa Batavo participou da inauguração das novas instalações do Viveiro Florestal Geraldo Russi, no município de Tibagi - PR, onde a cooperativa possui um entreposto.  Firmado há um ano, o convênio entre Instituto Ambiental do Paraná, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Prefeitura de Tibagi, Cooperativas Batavo e Castrolanda,  o viveiro florestal sofreu ampliação por ser um dos que mais produzem para o auxílio ao Programa Mata Ciliar no Estado, sendo responsável pelo fornecimento de 850 mil mudas por ano de 30 espécies para os agricultores da região. Ao todo, são 18 municípios atendidos nos Campos Gerais, englobando as regiões de atuação da Cooperativa Batavo.

Estrutura - Segundo a Analista Ambiental da Batavo, Natália Couto da Silva, o viveiro sofreu esta reestruturação não somente para aumentar a produção de mudas para a demanda dos sócios e demais produtores da sociedade, mas também para proporcionar melhores condições de trabalho e atendimento, lembrando que a cooperativa mantém um funcionário para contribuir nesta parceria público-privada.

Atualmente, o viveiro ocupa uma área de 1,5 ha, com duas estufas com sistema de irrigação automatizado, com produção de 168.960 mudas, além de mais 10 estufas convencionais. Com a reforma, o viveiro ganhou ainda novo escritório para a sede administrativa, espaço para estudantes e pesquisadores, além de um barracão para auxílio da linha de produção e novas vias de acesso.

Programa - Desde que o Projeto de Recuperação da Mata Ciliar foi implantado na Batavo, foram plantadas pelos sócios mais de 78.000 mudas nativas, sendo que  36.000 mudas já estão agendadas para serem entregues, que estão sendo produzidas no viveiro, mostrando a preocupação dos produtores em comprometer-se com o Programa, e que já estão mostrando os efeitos protetivos aos rios e nascentes da região.

Plantio Simbólico -  Após o descerramento da placa de reinauguração do Viveiro, uma  muda de imbuia foi plantada pelas autoridades presentes: o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues,  juntamente com o Prefeito de Reserva, Frederico Hornung, o gerente regional do Programa Mata Ciliar, Edson Luiz Costa, e o gerente geral da Cooperativa Batavo, Antonio Carlos Campos.  O plantio simbólico faz parte das ações dos escritórios regionais para cumprir com a meta de plantio de 550 mil mudas nesta semana, todas fornecidas pelo Viveiro Geraldo Russi.

Semeadura - Rasca Rodrigues lembrou que "quando semeamos uma planta, estamos preservando os nossos rios e contribuindo para a cobertura florestal do Estado. A água é um patrimônio da sociedade, assim como o ar e o solo. A quantidade de água no globo não aumenta e nem diminui, o desequilíbrio só ocorre com a intervenção humana, por isso, precisamos criar condições de sobrevivência através de uma atitude comportamental de preservação", conclui o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. (Assessoria de Imprensa)

Conteúdos Relacionados