BALANÇO SOCIAL: FORMAÇÃO - PARTE XXXIII

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Faz parte da missão das cooperativas desenvolver ações de formação e capacitação voltadas para associados, colaboradores, dirigentes e familiares. Os projetos são realizados com o apoio do Sescoop, e permitiram um considerável avanço na profissionalização das cooperativas, no crescimento profissional dos colaboradores, na capacitação dos cooperados, no desenvolvimento tecnológico das propriedades, diversificação da produção e ampliação da renda familiar. Nas páginas seguintes é apresentado um resumo das ações realizadas ao longo de 2009. Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses realizam nesta e outras áreas. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.

C.VALE - O ENTUSIASMO DA COOPERAÇÃO

Em 2009, 1.925 estudantes de 3ª série de oito municípios do oeste e noroeste do Paraná participaram de brincadeiras e receberam prêmios distribuídos no encerramento do programa, em outubro, na Asfuca de Palotina. Alunos de 46 escolas, divididos em 100 turmas, começaram em junho a receber instruções de 96 professores que haviam passado por cursos de capacitação. A novidade da 11ª edição do Cooperjovem foi a inclusão de alunos de educação especial.

Os estudantes produziram desenhos sobre o tema "Cooperativismo gerando industrialização e diversificação" e os três melhores trabalhos de cada turma foram premiados. A coordenação do Cooperjovem elegeu os melhores desenhos de cada uma das cinco regiões envolvidas. Os autores dos desenhos receberam uma bicicleta cada e as professoras, uma máquina fotográfica digital. Todos os alunos participantes ganharam um estojo cada.

Este ano, o encerramento do programa foi dividido em três dias para facilitar a organização do evento e permitir que os alunos aproveitassem melhor os brinquedos e as atividades recreativas.

Criado em 1999, o Cooperjovem é desenvolvido pela C.Vale e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR).

Professores › Trinta e quatro profissionais de ensino que atuaram pela primeira vez no Cooperjovem receberam instruções das professoras multiplicadoras Salete Vescovi e Márcia Krüger, dias 5 e 6 de maio, na Asfuca de Palotina. O programa, desenvolvido pela C.Vale, orienta estudantes de 3ª série do 1º grau sobre os benefícios do cooperativismo. Com a edição deste ano, a 11ª realizada pela C.Vale, o Cooperjovem no total soma 673 turmas e 15.667 alunos envolvidos.

>>> De Olho na Qualidade - Mais 38 associados da C.Vale em Palotina, divididos em dois grupos, concluíram no mês de setembro, o curso De Olho na Qualidade Rural. Durante o treinamento, os empresários rurais analisaram como eliminar desperdícios, implantar práticas de descarte, organização, limpeza, higiene e manter diariamente a ordem no trabalho. O curso é o caminho para transformar teoria em hábitos práticos do cotidiano das famílias rurais. Com essas duas turmas, já somam 66 empresas rurais que passaram pelos treinamentos, que foram realizados por meio de uma parceria entre a C.Vale, Senar/Sebrae, Sindicato Patronal Rural e Prefeitura Municipal.

O treinamento de cinco semanas é dividido em etapas: sensibilização do grupo, descarte de materiais, organização, higiene e limpeza e ordem mantida. Uma simples atitude de mudança pode assegurar uma maior produtividade e qualidade dos produtos e serviços ofertados.

C.VALE - PRODUTOR MAIS PERTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Mais de 9.500 pessoas visitaram o Campo Experimental da C.Vale, em Palotina, no Dia de Campo de Verão da cooperativa. Durante três dias (20 a 22 de janeiro) foram apresentados os resultados de 272 experimentos de soja, milho, mandioca e pastagens.  O dia de campo reuniu quase cem fabricantes de máquinas, implementos, empresas de insumos e instituições de pesquisa (Embrapa, Coodetec, Iapar, Fundação Meridional e Unioeste). A programação envolveu também atividades voltadas à suinocultura, avicultura - com a construção de um aviário demonstrativo, e realização da 9ª Mostra da Bezerra e Novilha Leiteira. Setenta animais foram julgados e os melhores de oito categorias foram premiados. Exposições estática e dinâmica de máquinas e implementos agrícolas, comercialização de produtos artesanais e lançamento de livro de receitas pelas integrantes da Organização Feminina da C.Vale também fizeram parte da programação. Mais de 60 palestras foram ministradas ao público visitante, entre elas sobre segurança nos trabalhos do campo e desafios comerciais do agronegócio brasileiro.

C.VALE E SICREDI - ENCONTRO DE COMUNICADORES

O uso adequado da voz, a forma de estruturação dos discursos e cuidados com a postura corporal podem melhorar a eficiência da comunicação. Técnicas como essas, que permitem às pessoas transmitir com maior clareza e facilidade os seus pensamentos, foram ensinadas a 45 profissionais de comunicação de cooperativas do Paraná pela fonoaudióloga, consultora e especialista em distúrbios da comunicação Cida Stier. Ela observou que a forma com que se fala e o que se diz revelam a personalidade de uma pessoa. "Temos que cuidar daquilo que falamos e da forma como falamos. Uma atitude inadequada na comunicação fecha portas", alertou, durante o Fórum de Comunicadores de Cooperativas, realizado dias 20 e 21 de maio, na Asfuca de Palotina.

O evento foi sediado pela C.Vale e Sicredi Vale do Piquiri, e promovido pela Organização das Cooperativas do Paraná e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR).

Os comunicadores também foram orientados sobre as mudanças na Língua Portuguesa promovidas pelo novo acordo ortográfico. A especialista em Língua Portuguesa e diretora de serviços editoriais da Editora Abril, Beatriz Mendes, explicou as alterações envolvendo a acentuação, o uso do hífen e do trema.

Conteúdos Relacionados