BALANÇO SOCIAL: FORMAÇÃO - PARTE XXII

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Faz parte da missão das cooperativas desenvolver ações de formação e capacitação voltadas para associados, colaboradores, dirigentes e familiares. Os projetos são realizados com o apoio do Sescoop, e permitiram um considerável avanço na profissionalização das cooperativas, no crescimento profissional dos colaboradores, na capacitação dos cooperados, no desenvolvimento tecnológico das propriedades, diversificação da produção e ampliação da renda familiar. Nas páginas seguintes é apresentado um resumo das ações realizadas ao longo de 2009.. Veja nesta edição e nas próximas também o que as cooperativas paranaenses realizam nesta e outras áreas. Todas as matérias aqui veiculadas estão na integra na edição nº 54 da revista Paraná Cooperativo e que pode ser acessada de forma virtual em nosso site: www.ocepar.org.br.

COCAMAR - PARCERIAS LEVAM INFORMAÇÕES PARA CRIANÇAS

A educação ambiental também é levada pela Cocamar para salas de aula em municípios da região de Maringá. Fruto de parceria com a Syngenta, o Projeto Escola no Campo estende-se para 18 unidades da cooperativa, abrangeu 25 estabelecimentos de ensino da rede pública, com a participação de 3.139 alunos de 8 a 12 anos (95 turmas de quintas séries) e 147 professores. No conteúdo da programação, orientações sobre lixo seletivo e aulas em que temas como matas ciliares, por exemplo, são abordados. O Programa Cooperjovem, mantido por Cocamar e Sescoop/PR, também reúne todos os anos um grande número de alunos e professores para discussões sobre cooperativismo, que são tratadas com maior profundidade em sala de aula. Neste, são 10 unidades, 15 escolas, 165  professores e 2.383 alunos.

BATAVO - COOPERATIVISMO NA SALA DE AULA

Vinte e dois professores de escolas públicas e privadas, de Carambeí e Castro, participaram  da Oficina de Multiplicadores do Cooperjovem nas escolas, num projeto de parceria das Secretarias de Educação de Carambeí e Castro, e das Cooperativas Batavo e Castrolanda, visando o treinamento e capacitação para o ensino cooperativista nas escolas. Em 2009 também ocorreu o evento de oficialização do Cooperjovem, que será implantado a partir de 2010 abrangendo cerca de 300 estudantes de 3as séries. Por meio dessa iniciativa, a cooperativa leva aos estudantes as primeiras noções sobre cooperativismo. O projeto é promovido pelo Sescoop/PR e consiste em difundir, com auxílio de materiais didáticos específicos, a filosofia do cooperativismo, incentivando entre os jovens a formação de futuros agentes cooperativistas. O programa tem adesão voluntária e a relação com a instituição de ensino é feita em parceria com as cooperativas, que acompanham os projetos desenvolvidos.

BOM JESUS - INVESTIMENTO CONSTANTE

Fundada há mais de 57 anos, na localidade de Colônia Municipal, a 14 Km do município da Lapa (PR), a Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus estabeleceu como prioridade dentro do seu planejamento estratégico a busca do desenvolvimento social, baseado nos ideais do cooperativismo. As ações da cooperativa abrangem cursos, programas, visitas e workshops visando o aperfeiçoamento de seus funcionários, além de incentivo à formação de novos profissionais entre os familiares. Além disso, a cooperativa mantém investimento constante em programas de aperfeiçoamento técnico administrativo para cooperados, e também programas educacionais, culturais, esportivos e recreativos, direcionados para toda a comunidade.

Projeto Escola no Campo  Um dos trabalhos consolidados da Bom Jesus é o Projeto Escola no Campo, desenvolvido há 13 anos e que já contemplou mais de 20 mil alunos. O objetivo do projeto é capacitar filhos de agricultores sobre questões do meio ambiente, uso correto de defensivos, destino de embalagens, saúde do agricultor e sua família. São parceiros nesta ação as Secretarias Municipais de Educação dos municípios envolvidos. Ao final de cada edição são premiados e revelados à comunidade as melhores frases e desenhos feitos pelos alunos.

Jovens Cooperativistas  Também faz parte do planejamento estratégico da cooperativa o trabalho com jovens. O objetivo é  formar lideranças para garantir a sucessão do cooperativismo e fixar o jovem no campo, assegurando qualidade de vida através da sua profissionalização. Os trabalhos realizados com esta finalidade abrangem, além de cursos de capacitação, palestras, reuniões, encontros e viagens com grupos de jovens cooperativistas. Como resultado desta ação, muitos participantes atualmente são cooperados e vem ocupando cargo no conselho fiscal e diretoria.

Conteúdos Relacionados