Autogestão: Cooperativas-Escola podem ser revitalizadas
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Integração e conhecimento - Organizado pela Ocepar, com apoio do Sescoop Paraná e cumprindo com um dos objetivos do convênio assinado em abril deste ano entre as duas instituições e a Agência para o Desenvolvimento do Ensino Técnico do Paraná (Paranatec), o encontro objetivou promover a integração de alunos e professores das cooperativas-escolas, onde a temática central foi o Cooperativismo. A articulação de parcerias visando o desenvolvimento das cooperativas e cooperados, motivar o empreendedorismo rural e levar informações sobre cooperativismo foram outros objetivos do evento. O superintendente do sistema Ocepar, José Roberto Ricken, fez palestra de abertura, onde falou sobre o cooperativismo paranaense, mostrando os benefícios sociais e econômicos da ação das cooperativas. O prefeito de Apucarana, Valter Pegorer, também prestigiou o encontro.
Troca de experiências – O diretor do Colégio Manoel Ribas, Evanildo Mantine, considerou muito importante a troca de experiências e a integração entre alunos para o seu enriquecimento cultural. “O Cooperativismo é um importante mecanismo de apoio para o produtor. Como futuros profissionais, os alunos serão fundamentais para dar continuidade a essa idéia no Estado”, completou. Maicon Marana, presidente da Cooperativa-Escola dos Alunos do Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, o encontro ajudou a fortalecer a proposta dentro da escola e mostrar como as cooperativas paranaenses passam por um momento de gandes transformações.
Promoção do Cooperativismo – Recente convênio assinado neste ano entre a Ocepar, Sescoop PR e a Agência de Desenvolvimento do Ensino Técnico do Paraná (Pranatec), estabelece vários compromissos relacionados com o desenvolvimento das cooperativas-escolas instaladas nos Centros Estaduais de Educação Profissional Agrícola. O convênio prevê a capacitação dos docentes desses centros para atuarem como multiplicadores do ensino do cooperativismo entre os alunos cooperados; assessorar a criação ou regularização das cooperativas onde houver interesse; facilitar a instalação e implementação do sofware Ocepar Campo entre os cooperados e implementar o Programa Cooperjovem de Cooperativismo nas cooperativas escolas. Essas ações são vitais para a revitalização das cooperativas.
Novos eventos – O encontro de Apucarana teve a participação do professor Albino Gawlak, que atuou como motivador, e de J. A. Lievore, que falou sobre os desafios do jovem cooperativista. O evento foi batizado de Ecoopeagri e será realizado periodicamente, sendo que o próximo será realizado em Foz do Iguaçu, no primeiro semestre do próximo ano. O gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop, Leonardo Boeshe, afirmou que “investir no jovem dos colégios agrícolas é investir em nosso público futuro”. Boeshe afirmou que o Sescoop PR deve desenvolver um programa mais intenso, integrando esses jovens com as cooperativas agrícolas e de crédito. No próximo ano será realizado um curso para formação de professores multiplicadores em Cooperativismo, para que possam tratar desse tema na sala de aula.