APRENDIZAGEM II: Cooperativas e sindicatos promovem desenvolvimento do setor

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em 2010, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) realizou 4.273 eventos, entre cursos, palestras, treinamentos e pós-graduações que envolveram 123 mil participantes de 359 municípios do Estado. ''Nosso enfoque é na profissionalização da gestão das cooperativas'', salienta o gerente de desenvolvimento humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche.

Público - Segundo ele, 77% dos participantes são funcionários de cooperativas. Do restante, 13% são cooperados e 10% familiares de cooperados. ''Atendemos todas as necessidades das cooperativas'', revela Boesche. As capacitações abordam desde cursos de mecanização até gestão da propriedade ou da própria cooperativa, passando por orientações de armazenagem e produção.

 

Industrialização - Boesche aponta que o Sescoop/PR possui foco em industrialização, tendo em vista que 40% das agroindústrias do Paraná fazem parte de cooperativas. Em seu décimo primeiro ano de atuação, a entidade já promoveu 60 pós-graduações. Em 2010, 57% dos participantes eram homens, enquanto 43% das vagas foram ocupadas por mulheres. Em relação à faixa etária, 54% dos participantes tinham entre 25 e 45 anos. Já a predominância do nível de escolaridade é de ensino médio completo, com 26% dos participantes.

Qualidade - ''Hoje, os agricultores profissionais precisam plantar o que o mercado quer e, por isso, há uma preocupação constante com a qualidade'', avalia. Boesche afirma que o Sescoop/PR lança este ano sua própria plataforma de ensino à distância. ''Essa é a tendência, mas precisamos ser criteriosos e buscar atrair o público desejado'', aponta.

 

Trabalhadores - No ano passado, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) atingiu, por meio de eventos de formação e capacitação, cerca de 30 mil trabalhadores rurais, dirigentes sindicais e funcionários dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Até agora, em 2011 o número de participantes já alcançou 15 mil. De acordo com o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, um dos objetivos da entidade é conscientizar esse público sobre o importante papel que desempenha junto à sociedade. Temas como Plano Safra, Estatuto do Idoso, papel da mulher trabalhadora rural, políticas públicas, agroecologia, sindicalismo, associativismo, são abordados durante as capacitaçõess.

 

Enfoque -  ''Realizamos seminários e oficinas sobre sindicalismo, cooperativismo e associativismo para mostrar aos trabalhadores e produtores rurais a importância de se organizarem e obter mais qualidade de vida'', argumenta Mueller. Segundo ele, outro enfoque também é a sensibilização de mulheres e jovens. Por meio de encontros, as trabalhadoras e moradoras do campo recebem orientações sobre seus direitos e formas de transformação de alimentos, além disso, são apresentados estímulos para que o jovem se mantenha na atividade agropecuária. ''Também promovemos seminários para explicar e orientar os produtores sobre o acesso às políticas públicas, como financiamentos'', afirma Mueller. (Folha Rural / Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados