AGRO: Formatura de Eletromecânica em Medianeira encerra semestre extraordinário em educação na Lar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Lideranças da Cooperativa Lar, autoridades municipais e convidados prestigiaram a formatura dos novos profissionais formados no curso Técnico em Eletromecânica. A cerimônia foi realizada na noite de terça-feira (18/07), no Lar Centro de Eventos, em Medianeira (PR) e foi marcada pela emoção e orgulho de quem acompanhou a trajetória dos 38 colaboradores da Lar que concluíram a formação, após dois anos dedicados ao trabalho e estudos.
Comprometimento - Em seu discurso, o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, expressou o comprometimento da cooperativa com a educação. “Encerramos o semestre deste ano com uma marca extraordinária em termos de educação. Até o presente momento formamos 178 profissionais no curso de eletromecânica, que tem uma maior importância para o desenvolvimento da indústria e do nosso país. Com isso cumprimos o 5° princípio do cooperativismo. Já somos a cooperativa que mais emprega no país, mas também queremos ser reconhecidos como uma cooperativa educadora e acreditamos que estamos no caminho certo”.
Outra turma - Ao mencionar os resultados com a educação no semestre, o diretor-presidente da Lar relembrou e parabenizou também a recente turma de formandos no curso Técnico em Eletromecânica da Unidade Industrial de Aves 4, em Marechal Cândido Rondon (PR), onde outros 12 colaboradores também concluíram a formação.
Formandos - Dos 38 formandos em Medianeira (PR), 32 pessoas atuam na Unidade Industrial de Aves, em Matelândia e o restante estão divididos em outras unidades da região. Por conta do alto volume de interessados na formação, o grupo foi dividido em duas turmas para melhor atender os estudantes com uma metodologia que une a prática com a teoria de forma simplificada, um conhecimento ao alcance de todos os interessados, como é o caso da operadora de máquinas Lucimara Bueno de Andrade, uma exceção em um curso formado em maioria por homens. “O gênero da pessoa não impõe limites quando você tem um objetivo e o meu é crescer profissionalmente e com essa formação técnica estou capacitada para contribuir ainda mais no meu trabalho”.
Motivação - A oportunidade de estudar também é símbolo de motivação para o líder de manutenção Edson Paim Duarte. “Esse curso já estava nos meus planos, era algo que eu sempre visualizei como uma oportunidade, um impulso para crescer profissionalmente e agora com essa realização tenho boas expectativas para o futuro”.
10 anos de oportunidades - A Lar Cooperativa oportuniza essa capacitação técnica há mais de 10 anos através de uma parceria com o Senai-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Sescoop-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e mais recentemente contando com o apoio da Lar Universidade Corporativa.
Qualificação - O gerente regional do Sistema Fiep, Gidião Monteiro, comentou sobre a qualificação do ensino e dos profissionais. “Estamos entregando profissionais preparados para ingressarem na indústria e superarem qualquer desafio e por consequência estamos exercendo a nossa missão que é gerar educação de qualidade e ao somarmos forças com a Lar, geramos valor para a indústria, para a comunidade e para as pessoas que agora contam com um certificado de qualificação profissional”.
Seis turmas - O curso Técnico em Eletromecânica segue com seis turmas em andamento, sendo algumas exclusivas com funcionários da Lar e outras mista com o time de outras cooperativas. Para o segundo semestre de 2023 está previsto o início de três novas turmas, assim a Cooperativa oportuniza cada vez mais espaço para o crescimento profissional de seus colaboradores através da educação. (Assessoria de Imprensa Lar)