AGRO: Curso de Formação Continuada do Cooperjovem fortalece práticas cooperativistas com professores
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Participaram, nessa segunda-feira (29/05), do Curso de Formação Continuada do Programa Cooperjovem, oferecido pelo Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), professores e secretários das escolas abrangidas pela Cooperativa Agroindustrial Copagril. O encontro está sendo aplicado para os educadores que iniciaram a primeira fase do curso em 2022, e já realizaram a aplicação da metodologia nas escolas.
Educação cooperativista - O Cooperjovem é um programa que alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular, que tem como objetivo, através da aprendizagem baseada em projetos e com protagonismo da comunidade escolar, promover a educação cooperativista e empreendedora.
Metodologias - O encontro dessa segunda-feira, de acordo com a capacitadora do Sescoop/PR, Isabel Bento, tem como intuito rever as metodologias que já foram aplicadas nas escolas através dos projetos do Cooperjovem, e pontuar questões que podem ser melhoradas. “A intenção é que os professores e coordenadores pedagógicos, tanto em sala de aula quanto fora dela apoiem o projeto. Além disso, aproveitamos o momento para planejar o que será desenvolvido em 2023 nas escolas participantes”, esclareceu Isabel.
Impacto - As escolas atendidas pela Copagril impactam mais de 700 crianças da rede pública, das regiões de Marechal Cândido Rondon (PR); Quatro Pontes (PR); Pato bragado (PR); Guaíra (PR); Mercedes (PR) e Entre Rios do Oeste (PR). As ações desenvolvidas pelo programa nestas escolas são extremamente importantes, pois contribuem para o desenvolvimento das escolas, dos pais e da comunidade em geral.
Mudança - Este ano a metodologia do programa mudou, além de trabalhar os princípios do cooperativismo, ela irá abordar entre outros assuntos, a formação humana, a qual trabalhará a união e coletividade dentro das escolas.
Acréscimos - “O programa acrescentou na nova metodologia, eixos do empreendedorismo; da educação financeira e educação ambiental. Essas discussões quando trabalhadas com os alunos, se transformam em realizações e ações dentro da própria escola”, pontuou Isabel.
Debates - Entre outros assuntos, foram discutidas questões referentes à aplicação do PEC (Projeto Educacional Cooperativo), um conjunto de ações que orienta as atividades propostas para as escolas e turmas envolvidas no Cooperjovem. O objetivo é promover ações e projetos que incentivem práticas cooperativas por meio de atividades educacionais que estimulam o desenvolvimento cooperativo, empreendedor e ambiental nas crianças. (Assessoria de Imprensa Copagril)