AGRO: Crianças escrevem sobre os 60 anos da Copacol e são premiadas pelo Cooperjovem
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A transformação de realidades pela cooperação da Copacol mexeu com a criatividade de estudantes de escolas públicas do Oeste do Paraná participantes do Programa CooperJovem. As crianças mergulharam fundo nos princípios do cooperativismo, tiveram o privilégio de visitar indústrias da empresa e foram desafiadas a elaborar uma redação sobre os 60 anos da primeira Cooperativa da região: a Cooperativa Agroindustrial Consolata.
Conhecimento - Para contribuir com o desenvolvimento da comunidade, a Copacol incentiva a disseminação do conhecimento por meio de ações como esta. O Programa CooperJovem tem como objetivo formar protagonistas na formação de uma sociedade consciente e próspera, promovendo a educação empreendedora, financeira e ambiental. Em parceria com o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), atividades foram desenvolvidas com as turmas de 4º e 5º anos, após a capacitação de professores da rede municipal de ensino de Nova Aurora, Formosa do Oeste, Goioerê e Iracema do Oeste. “Atuar no progresso da região faz parte dos nossos propósitos. Além de gerar emprego e renda para milhares de famílias também incentivamos a evolução educacional e cultural. Em 60 anos de atuação tivemos grandes progressos e temos a convicção que com o potencial das novas gerações vamos chegar mais longe, proporcionando uma sociedade mais justa para todos”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
Concurso de redação- As redações dos estudantes passaram por bancas de avaliação onde foram avaliados critérios como criatividade, coerência, originalidade, clareza, sequência de ideias e vocabulário. “Em cada fase, os alunos encaram diferentes desafios e desenvolvem habilidades com base em quatro eixos temáticos. Para alcançar esses objetivos, eles precisam compartilhar talentos e decidir como solucionar os desafios. As crianças foram incentivadas a participar do concurso de redação, despertando o hábito a paixão pela leitura, fortalecendo a importância do cooperativismo em nossa sociedade”, afirma Elizete Lunelli Dal Molin, assessora de Cooperativismo da Copacol.
Redação de destaque- Cada município teve uma redação destaque na categoria infantil. Como reconhecimento, os alunos que tiveram a maior pontuação receberam uma bicicleta. As professoras também ganharam um presente especial.
Premiação - O encerramento das atividades do CooperJovem em 2023 contou com a presença 550 crianças que vieram em caravanas dos municípios de toda a região participar da premiação feita pela Diretoria da Copacol. Com orientação de monitores, os estudantes tiveram um dia inteiro de diversões na Aercol em Cafelândia, com direito a brinquedos infláveis, lanches e guloseimas.
Goioerê - De Goioerê, a vencedora foi a aluna isabela Maria Nabas do Carmo (professora Sueli Albuquerque Santana); de Formosa do Oeste, a aluna vencedora foi Aghata Sophia Silva Bueno (professora Elis Regina de Andrade Almeida); de Iracema do Oeste, a vencedora foi Geisiely Rodrigues do Nascimento (professora Silmara Fernandes de Carvalho); de Nova Aurora, a vencedora foi Isabely Levorato (professora Marlene Devigili).
Escolas participantes- Participaram da edição de 2023 do Programa CooperJovem: de Nova Aurora, as escolas Santos Dumont, Eugênio Mezzon, Fernando Esser, Custódia Colbalcho Tragueta e José Henrique da Silva; de Iracema do Oeste a Escola Professora Aparecida Rodrigues Caneloz; de Formosa do Oeste, a Escola Nilza de Oliveira Pipino; de Goioerê, as escolas Jardim Primavera, Cecília Meireles, Liduína Alves Gondim Primo, Ladislau Chicórski, Monteiro Lobato, Doutor Daniel Portela, José Jesus Cavalcante e Onive dos Santos. (Assessoria de Imprensa Copacol)