AGRO: Com foco em pesquisa, Copacol implanta Centro de Treinamento Avícola
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Para avançar no compartilhamento de conhecimento entre cooperados e colaboradores, a Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) acaba de implantar o CTA (Centro de Treinamento Avícola), em Cafelândia (PR).
Moderno - A estrutura composta pelo que há de mais moderno na atividade visa testar manejos considerados exemplares, repassar o conhecimento aos avicultores e, desta maneira, atingir elevados índices zootécnicos, com melhores conversões alimentares e redução da mortalidade. “O CTA é um espaço privilegiado para conhecermos o que existe no mercado, tanto em tecnologia, quanto em manejo dentro dos aviários. Com parceiros da cooperativa vamos desenvolver pesquisas que resultarão em avanços significativos nas propriedades, capacitando a mão de obra e facilitando o acesso as ferramentas que realmente garantem eficiência produtiva”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
Área construída - São 3.544 metros quadrados de área construída: um aviário-escola onde serão testadas tecnologias inovadoras; sala de aula para os cursos; alojamento com 14 vagas para recepcionar visitantes; refeitório; e uma moradia para o granjeiro que ficará responsável pela granja.
Parceria - Em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), os cursos realizados no CTA terão instrutores mestres e doutores na área. A formação atenderá as necessidades do campo, do alojamento até a entrega dos frangos. “O espaço será uma vitrine para conhecer o que há de mais avançado no mercado para o setor. Controle de painéis, manutenção preventiva e elétrica básica para aviários estão entre as capacitações contínuas. Esse é um passo transformador na avicultura da Copacol. Vamos testar e comparar equipamentos, além de resultados exemplares na cooperativa, que serão compartilhados com os demais cooperados”, afirma o superintendente de Produção da Copacol, Irineu Dantes Peron.
Pioneirismo - A Copacol foi a primeira cooperativa do Oeste do Paraná a implantar a avicultura como opção de diversificação de renda nas propriedades. A atividade foi a alternativa para garantir a sustentabilidade dos negócios, após uma estiagem que afetou a produção de grãos em 1978, fator determinante que levou a cooperativa a investir em incubatório, matrizeiros e na Unidade Industrial de Aves, em Cafelândia, que iniciou o processamento em 5 de maio de 1982, dando partida ao modelo de negócio responsável por 60% do faturamento bruto da empresa.
Produção diária - Com 749 cooperados - 1.237 aviários - que seguem de maneira criteriosa as orientações de manejo, bem-estar e sanidade, a cooperativa tem uma produção diária que ultrapassa 700 mil aves nas duas plantas industriais: Cafelândia e Ubiratã.
Resultados - A média geral de todos os avicultores que entregaram frangos à Copacol neste primeiro semestre do ano foi de 400 pontos de IEP (Índice de Eficiência Produtiva) - a maior da história da cooperativa, o que comprova toda atuação relacionada a medidas sanitárias, genética e de manejo. O CTA é a nova ferramenta para o crescimento técnico pensando no melhor resultado a campo. “Com esse compartilhamento de ideias o resultado estará em cada uma das granjas que fazem parte da integração Copacol. O CTA também passa a concentrar pesquisas realizadas em parceria com universidades e empresas afim de otimizar técnicas e validar produtos. Esse teste de eficiência garante a excelência do processo produtivo”, complementa o gerente de Integração Aves, Douglas Silva. (Assessoria de Imprensa Copacol)