ZONEAMENTO AGRÍCOLA: Portarias orientam plantio de cinco culturas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O zoneamento agrícola de risco climático para as culturas de algodão herbáceo, feijão 2ª safra, milho 2ª safra, sorgo granífero e gergelim foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (23/11), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A orientação vale para o ano-safra 2012/13.

Algodão herbáceo - O estudo para a cultura do algodão herbáceo abrange seis estados (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe). As temperaturas ideais para o desenvolvimento do algodoeiro são sempre superiores a 20ºC, enquanto a precipitação pluvial entre 700 mm e 1300 mm favorece a produção.

Feijão - Para o feijão 2ª safra, o zoneamento refere-se aos estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. Temperaturas elevadas ou baixas, em especial no período de florescimento e frutificação, são prejudiciais à cultura. O rendimento também é afetado pela condição hídrica do solo.

Milho - O levantamento do milho 2ª safra inclui o Distrito Federal e os estados do Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. Áreas com solos que apresentam profundidade inferior a 50 cm ou muito pedregosos não são indicadas ao cultivo.

Sorgo - Referente ao sorgo granífero, além do Distrito Federal, também foram analisados os estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. A grande maioria dos materiais genéticos do sorgo requer temperaturas superiores a 21°C para um bom crescimento e desenvolvimento, não suportando, normalmente, temperaturas abaixo de 16°C, sendo que temperaturas superiores a 38°C também reduzem a produtividade.

Gergelim - Já para o gergelim foram indicados os municípios que estão aptos e os períodos adequados para a semeadura em Alagoas. A cultura apresenta adaptabilidade a diferentes tipos de clima, podendo ser cultivado tanto em locais com baixa disponibilidade hídrica quanto em regiões mais úmidas.

Identificação - A divulgação do zoneamento agrícola identifica os municípios aptos e os períodos de semeadura com menor risco climático para o cultivo das culturas nos estados brasileiros. O levantamento é o principal instrumento utilizado pelo crédito e seguro rural. É por meio dele que são selecionadas as áreas com maior aptidão para o cultivo de cada cultura e variedade, diminuindo os riscos devido aos problemas climáticos.

Acesse aqui e leia na íntegra as portarias publicadas no DOU sobre o zoneamento. (Mapa)

Conteúdos Relacionados