Unimev: Frigoríficos reduzem perdas e elevam produtividade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Reduzir perdas, melhoria da qualidade da carne, adoção de procedimentos que melhorem a qualidade do couro dos animais e assessoramento das empresas para que obtenham a certificação e a rastreabilidade bovina são algumas das ações desenvolvidas pelos associados da Cooperativa dos Médicos Veterinários do Paraná - Unimev/PR. O boletim Infomev deste mês de março traz uma série de informações sobre a atuação dos profissionais da cooperativa nas empresas. A cooperada Juliana Luisa Brandão conta, em depoimento, sua experiência na inspeção veterinária através de convênio com a Secretaria da Agricultura. Hoje, quase um ano depois, "o resultado começa a aparecer, com melhoria da qualidade, aumento da produção, contratação de funcionários, conscientização da empresa, uso das técnicas apropriadas de abate e sanitização, entre outros", afirma. Ao relatar os resultados, afirma que "a Unimev PR prova ser capaz de unir esforços, oferecendo o melhor serviço às empresas e segurança para seus cooperados numa atividade que carece de bons profissionais em nosso país".

Redução de perdas - Um dos grandes benefícios da atuação dos profissionais da cooperativa junto às empresas é a possibilidade de redução drástica das perdas de carne, afirma o presidente da Unimev, Wollaston Vianna. Durante o ano passado as perdas de carnes em 22 empresas inspecionadas pelos profissionais associados à Unimev somaram 159 toneladas, o que representa um prejuízo financeiro de R$ 343 mil. Embora esse valor possa parecer pequeno diante das 33.695 toneladas inspecionadas pelos profissionais da cooperativa, as perdas poderiam chegar próximo a zero % se as empresas adotassem os procedimentos adequados. As condenações de carnes ocorreram por motivos vários, como aparência repugnante, contaminações fecais e biliares, má sangria, brucelose, tuberculose, cistecercose, impropriedade técnica no processamento, conservação e armazenagem inadequada, entre outras.

Entidade certificadora Certbras - Formada por cooperados da Unimev PR e outros profissionais das áreas afins, a Certbras é uma entidade certificadora credenciada pelo Ministério da Agricultura para atuar junto ao Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov). Os criadores que optarem pelos serviços da Unimev PR pagarão honorários profissionais de acordo com o número de horas trabalhadas pelos associados da cooperativa. O supervisor faz uma vistoria da propriedade, registra informações no banco de dados da Unimev PR, oferece os serviços de gerenciamento do rebanho com o programa Interherd (gratuito) e solicita a visita da auditoria. Após executar seu trabalho, o auditor emite, "on-line", o relatório para o comitê de especialistas, que realiza a análise para concessão da certificação. Mais informações sobre a Unimev e Certbras podem ser obtida pelo fone 041-363-6333 e 3022-6333.

Conteúdos Relacionados