Sondagem industrial mostra otimismo empresarial

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O estudo “IX Sondagem Industrial”, realizado pelo Sebrae para o Sistema Fiep, mostra otimismo dos empresários industriais paranaenses em relação às perspectivas do ano de 2005 para o setor. Segundo o estudo, 85,31 % dos empresários entrevistas têm expectativas favoráveis ao desempenho da economia. Esse otimismo é maior que nos anos de 1997, 1999 e 2001, mas inferior à expectativa demonstrada em 2003, quando o índice alcançou 87,46 %. O questionário que permitiu realizar o levantamento englobou assuntos internacionais, produtividade, competitividade, estratégias de venda e compra, qualidade, infra-estrutura e meio ambiente.

Satisfação do cliente – A busca da satisfação do cliente é a estratégia mais importante dos empresários na busca dos mercados, recebendo 61,67 % da preferência, seguida do desenvolvimento de negócios, apontado por 54,72%. Perguntados sobre onde serão feitos os investimentos em 2005, 54,7 % dos empresários respondeu que a prioridade será a produtividade. Em seguida vem a qualidade, o aumento da capacidade produtiva, o desenvolvimento de produtos e a modernização tecnológica. Apenas 27,22 % vai dos empresários vai dar prioridade para propaganda e marketing. Em busca da modernização tecnológica, os empresários preferem treinar seus funcionários para absorver as novas tecnologias a serem incorporadas à empresa. Apenas 22,78% informou que vai contratar novos funcionários já treinados.

Infra-estrutura ruim – O estudo do Sebrai serviu para confirmar a insatisfação da sociedade paranaense com a infra-estrutura, especialmente as rodovias. Dos entrevistados, 57,50% apontou as rodovias como o maior problema do setor. E 31,39% dos empresários apontou as ferrovias como o maior problema e 30,00% os portos. A energia apresenta o maior índice de satisfação do setor, aprovada por 63,06 % dos entrevistados.

Conteúdos Relacionados