SOJA: Plantio de soja está adiantado em várias regiões

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O clima está fazendo com que o plantio da safra 2006/07 ocorra de forma tranqüila e até mesmo mais adiantada do que o observada no mesmo período do ano passado em várias regiões do País. De acordo com o levantamento da consultoria Céleres, 20% da intenção de plantio da área de soja estava concluída até a última sexta-feira ante os 11% registrados no mesmo período da safra passada. Já para a AgRural, a área plantada com soja ocupa 23% do estimado pela consultoria ante os 18% concluídos há um ano.

Área menor - Apesar da pequena diferença entre as consultorias, o fato é que o plantio da safra atual está adiantado em comparação à safra passada, motivado pelas condições favoráveis do clima. Apesar disso, a Céleres lembra que a área plantada na safra 2006/07 será menor, o que também contribuiria para que o cultivo este ano fosse um pouco mais adiantado. "Não podemos nos esquecer que há duas safras, o Brasil semeou mais de 23,0 milhões de hectares e nesta campanha, o plantio deve ficar próximo de 20,0 milhões de hectares", diz o relatório da empresa.

Centro-Oeste - O Centro-Oeste é a região mais adiantada no plantio. Segundo o levantamento da AgRural, o índice de plantio saltou de 19% na semana anterior para 39%. Em Mato Grosso, Estado que inicia o plantio no País, a nova safra já cobre 43% da área prevista. Para a Céleres, os dados de plantio de Mato Grosso mostram que, nesta campanha, 35% da intenção de plantio estava semeada em 27 de outubro contra 17% do mesmo período do ano passado. No geral da região Centro-Oeste, 31% da intenção de plantio já estava no solo contra 15% do mesmo período do ano passado. Durante todo o mês de outubro, o clima na região, especialmente em Mato Grosso, tem apresentado sol forte durante o dia e chuvas de bom volume à noite, que já acumulam mais de 300 mm em alguns pontos do Estado desde o primeiro dia do mês.

Sul - Na região Sul, o avanço do plantio também se mostra mais acelerado do que no ano passado. Segundo levantamento da Céleres, 14% da intenção de plantio estava concluída até a semana passada, contra 12% do ano passado, enquanto no Sudeste, 9% da área estimada estava plantada. Além de o clima estar contribuindo para o avanço do plantio, a antecipação também é uma estratégia dos produtores para reduzir o risco da ferrugem da soja. Estudos mostram que as áreas cultivadas mais tarde são os que mais sofrem o ataque da ferrugem, sendo necessárias mais de três aplicações para o controle, nem sempre efetivo da doença.
 
Região – O calor intenso dos últimos dias e a má-distribuição de chuvas estão fazendo com que o plantio de soja – iniciado após o dia 15 deste mês - não ocorra de forma tranqüila, como se esperava, em algumas regiões da área de atuação da Cocamar. O município de Maringá, por exemplo, tem recebido baixas precipitações, enquanto que em outros os volumes de chuva têm sido mais freqüentes e em maior volume. A situação ainda não preocupa o produtor, pois há previsão de chuvas para os próximos dias, e também porque as sementes de soja suportam algumas semanas sem umidade. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados