SICREDI FRONTEIRAS II: Assinatura eletrônica, alternativa que acelera o fluxo de processos e auxilia na preservação do meio ambiente

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

sicredi fronteiras I 06 04 2021A Cooperativa Sicredi Fronteiras PR/SC/SP preza pela evolução das comunidades onde atua, nos planos econômico, social, cultural, educacional e ambiental. Pensando nisso, implantou a possibilidade de o associado realizar assinaturas de forma eletrônica para custeios agropecuários desde outubro de 2020.

Percepção - “Como a cooperativa possui associados tradicionais, que todos os anos formalizam seus créditos junto à Sicredi e todo esse processo demanda muitas assinaturas, percebemos então que poderíamos diminuir a burocracia para os mesmos e, ao mesmo tempo, acelerar o fluxo de contratação”, comentou Rafael Muhamad, assessor de processos e qualidade.

Evolução - Fernando de Conti, gerente do Segmento Agro na cooperativa destacou a importância desta evolução do crédito rural. “O agro está cada vez mais dinâmico e precisamos acompanhar esta evolução. O cenário de pandemia antecipou as mudanças e trouxe a oportunidade de inovarmos e oferecermos de forma inédita para nossos associados a assinatura eletrônica através de foto e geolocalização, reduzindo significativamente o tempo necessário para formalização das assinaturas e possibilitando que nossos gerentes do segmento agro possam dar mais atenção às necessidades dos associados”, afirmou Fernando.

Processo - Todo o processo de custeio é centralizado na sede administrativa da cooperativa, em Capanema/PR, local em que as etapas já ocorrem de forma eletrônica. Porém, para a formalização do processo, ele era enviado eletronicamente para as agências, que imprimiam, apresentavam para o associado realizar a assinatura e posteriormente eram arquivados em pasta física.

Encaminhamento - Com estas alterações, a sede administrativa, após realizar a contratação do crédito, envia eletronicamente os documentos para o gerente de agronegócios e a formalização junto ao associado passa a ser de forma eletrônica, através de uma foto. Ao final, esse processo mantém-se arquivado de forma digital e pode ser acessado a qualquer momento e de qualquer lugar, comentou Rafael.

Redução da burocracia - Segundo Nereu Antonio Ozelame, associado da cooperativa, o sistema de assinatura digital reduziu a burocracia existente nas agências. “Agora, eu posso chegar na agência e apenas tirar a foto. É muito mais rápido. Isso foi muito bom para quem vive a correria do dia a dia do campo”, comenta ele.

Assistência técnica - Além disso, a assistência técnica que anteriormente imprimia todos os projetos para formalização das assinaturas físicas também entrou nesse fluxo, tendo suas formalizações de forma eletrônica.

Preservação do meio ambiente - Dessa forma, a cooperativa conseguiu auxiliar na preservação do meio ambiente. Deixaram de ser emitidos 1.629 envelopes e a impressos mais de 75.000 folhas de papel A4. A diminuição de folhas impressas preservou 5.618kg de madeira, evitou o gasto de 138.000 litros de água e a emissão de 13.187kg de carbono, resultando em 913kg a menos de lixo gerado.

Estudos - Estão sendo realizados estudos sobre os produtos e serviços para iniciar a implantação desse recurso de assinaturas eletrônicas em diversas áreas da Sicredi Fronteiras PR/SC/SP.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br). (Imprensa Sicredi Fronteiras PR/SC/SP)

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

Conteúdos Relacionados