Sicredi Credijuris abre mais dois postos de atendimento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cooperativa Sicredi Credijuris, constituída pela magistratura paranaense, fechou o ano com R$ 2.783.785,81 em recursos administrados, o que representa um crescimento de quase 1000% em relação ao fechamento do ano anterior. O presidente da cooperativa, o juiz titular do Tribunal de Alçada Paulo Habith, afirma que esse crescimento é resultado da confiança dos associados na cooperativa. Constituída no ano de 2001, a cooperativa começou a funcionar em março de 2002, tendo hoje 420 associados. No ano passado inaugurou o posto de atendimento no Tribunal de Justiça e nos próximos meses vai abrir mais dois postos: um no Tribunal de Alçada e outro no Ministério Público. Neste ano, afirma o presidente, a cooperativa vai se expandir no interior do Estado, onde os associados serão atendidos através dos 213 postos de atendimento do Sistema Sicredi. “Temos um potencial de 1.500 associados. Em menos de um ano de atuação já somos a 53a cooperativa no ranking do sistema nos cinco estados. Projetamos uma rentabilidade de 7% sobre o patrimônio líquido, mas fechamos o ano com um resultado de 33,68%”, afirmou o presidente Paulo Habith.

Modelo - A idéia da constituição da cooperativa da magistratura surgiu depois que o juiz Paulo Habith começou a estudar, no Departamento de Convênios da Associação dos Magistrados do Paraná, mecanismos financeiros que permitissem realizar empréstimos aos associados. A primeira idéia era constituir uma cooperativa fechada. Estudou-se também a alternativa de realizar convênio com um banco, idéia descartada em função dos custos. Acabou prevalecendo o estudo de constituição de uma cooperativa integrante do sistema Sicredi, reunindo promotores e juízes, havendo já uma experiência nesse sentido em Porto Alegre, com a Sicredi Ajuris. “Eu sempre fui adepto do Cooperativismo, embora não tivesse conhecimento da atualidade. Hoje vejo que não há modelo econômico e financeiro mais perfeito”, afirma o presidente Paulo Habith, que idealizou e liderou todas as ações para constituição da Sicredi Credijuris.

Expansão - Nos próximos meses o presidente coordenará uma campanha de adesão no interior do Estado, auxiliado com um argumento muito forte: o apoio da rede Sicredi, que pode atender qualquer associado da Sicredi Credijuris. Para isso Paulo Habith pretende realizar convênios com as cooperativas do Sistema Sicredi. O presidente informa que a cooperativa está preparada para a expansão, visando aumentar o montante dos depósitos e capitalizar-se adequadamente para poder realizar mais empréstimos. O comitê de crédito, que decide sobre a concessão dos empréstimos, já está funcionando, e a cooperativa vem obtendo o assessoramento da Sicredi Central nos seus negócios, inclusive na auditoria, por delegação do Banco Central.

Conteúdos Relacionados