SICREDI: Banco Central aprova cooperativa de crédito da Região Metropolitana

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Banco Central do Brasil aprovou o projeto de constituição da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Metropolitana de Curitiba - Sicredi Copercredi (Colombo), a primeira do Paraná constituída como “de livre admissão”, significando que pode ser integrada por interessados de todas as categorias de empresários e trabalhadores. A Central Sicredi Paraná, que elaborou o projeto de constituição da cooperativa, recebeu ontem (27/03) a notícia da sua aprovação. Hoje (28/03), o gerente regional da central, Rafael Preis, se reuniu com a comissão organizadora da cooperativa para definir a data da assembléia de constituição e demais providências a serem tomadas. Estima-se que a Sicredi Copercredi iniciará suas atividades em aproximadamente 90 dias. Ela atuará, inicialmente, nos municípios de Colombo, Quatro Barras e Campina Grande do Sul.

Um trabalho de 3 anos – As reuniões de esclarecimento dos grupos de interessados começaram a ser realizadas ainda em 2004, a primeira pelo assessor de cooperativismo do Sescoop PR, Izaías Gonçalves Lopes, que fez palestra, no Sindicato Rural de Colombo em agosto daquele ano. E em outubro, cerca de 30 pequenos empresários ligados à Associação Comercial de Colombo participaram de palestra sobre cooperativismo de crédito feita por Manfred Dasenbrock, então vice-presidente da Central Sicredi.  A partir de então, a Central Sicredi realizou inúmeras reuniões de esclarecimento aos interessados, culminando com a constituição da uma comissão organizadora e elaboração do projeto encaminhado ao Banco Central ainda no ano passado.

Abrangência regional – O gerente de Curitiba e Região Metropolitana da Central Sicredi, Rafael Preis, informou que a Sicredi Copercredi terá abrangência regional, pois foi constituída de acordo com as últimas exigências do Banco Central para ser “de livre admissão”. A cooperativa inicia as suas atividades a partir de sua unidade de atendimento em Colombo, devendo se expandir de acordo com a adesão das comunidades de sua área de ação. “Essa aprovação representa um marco importante no cooperativismo de crédito, pois é a primeira cooperativa de livre admissão aprovada”, frisou Rafael Preis. Atualmente a região metropolitana tem 5 cooperativas: a Sicredi Sudeste, com sede na Lapa, transformada em “de livre admissão”, e as cooperativas segmentadas com sede em Curitiba: Sicredi Credjuris, Sicredi Credenoreg, Sicredi Medicred e Sicredi Sincocred.

Conteúdos Relacionados